skip to main content

Mutações da PHA sintase de Ralstonia eutropha para alteração de sua especificidade na síntese de P3HB-co-'HA IND. MCL"

A. B. Ungar R. S Gomes; Luiziana Ferreira da Silva; José Gregório Cabrera Gomez; Congresso Brasileiro de Genética (53. 2007 Águas de Lindóia, Brasil)

Resumos Águas de Lindóia: Sociedade Brasileira de Genética, 2007

Águas de Lindóia Sociedade Brasileira de Genética 2007

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Mutações da PHA sintase de Ralstonia eutropha para alteração de sua especificidade na síntese de P3HB-co-'HA IND. MCL"
  • Autor: A. B. Ungar
  • R. S Gomes; Luiziana Ferreira da Silva; José Gregório Cabrera Gomez; Congresso Brasileiro de Genética (53. 2007 Águas de Lindóia, Brasil)
  • Assuntos: MICROBIOLOGIA
  • É parte de: Resumos Águas de Lindóia: Sociedade Brasileira de Genética, 2007
  • Descrição: Os polihidroxialcanoatos (PHA) são termoplásticos naturais acumulados como material de reserva por uma grande gama de bactérias que têm despertado grande interesse industrial. Copolímeros de 3-hidroxibutirato (3HB) e de 3- hidroxialcanoatos de cadeia média (HAMCL) apresentam propriedades interessantes para aplicações que requerem uma grande resistência do material e poderiam contribuir para a ampliação do mercado para PHA produzidos em um sistema integrado a usinas de açúcar e álcool. O objetivo deste trabalho foi estabelecer as bases para a introdução de modificações no gene da PHA sintase de Ralstonia eutropha visando aumentar sua afinidade por monômeros HAMCL, e assim permitir a síntese eficiente e facilmente controlada de PHA contendo tanto 3HB como HAMCL. O operon phaCAB de Ralstonia eutropha presente no plasmídio pJM9131 foi transferido para vetor de amplo espectro de hospedeiros (pBBR1MCS2). Demonstrou-se a síntese eficiente de um PHA contendo 3HB como constituinte pelo mutante IPT463 (afetado no gene phaG). O gene phaC de R. eutropha foi amplificado a partir do plasmídeo pJM9131 de tal forma a preservar as seqüências reguladoras de sua expressão e clonado no vetor pBBR1MCS2. A linhagem recombinante P. putida IPT463 abrigando o plasmídeo pBBR1MCS2::phaC foi capaz de produzir PHA contendo importante fração de 3HB, indicando que essa bactéria possui genes associados com a geração de 3HB a partir de acetil-CoA. O plasmídeo pBBR1MCS2:: phaCAB foi submetido a
    evolução dirigida in vivo utilizando linhagem de E. coli mutadora (XL1 Red). A partir de glicose, 3HB foi o principal monômero detectado, embora 3HD (3-hidroxidecanoato) e 3HDd (3-hidroxidodecanoato) também foram detectados. A partir de octanoato, 3HO (3-hidroxioctanoato) foi o principal monômero detectado e a fração de 3HB detectada variou bastante. Pelo menos dois operons phaCAB mutados aparentaram maior especificidade por monômeros HAMCL.
  • Editor: Águas de Lindóia Sociedade Brasileira de Genética
  • Data de criação/publicação: 2007
  • Formato: p. 51.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.