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Eram deuses os guitarristas? Heróis e mitos no imaginário da cultura massiva

Miranda Neto, Affonso Celso De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2017-05-03

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Eram deuses os guitarristas? Heróis e mitos no imaginário da cultura massiva
  • Autor: Miranda Neto, Affonso Celso De
  • Orientador: Correa, Victor Aquino Gomes
  • Assuntos: Consumo; Estética; Guitar Hero; Imaginário; Mitologia; Aesthetics -Consumption; Imaginary; Mytholog
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
  • Descrição: Desde a década de sessenta os guitarristas de rock são considerados ícones da cultura musical popular. Venerados por uma comunidade fiel de entusiastas, alguns deles são chamados de deuses, heróis e mitos. Suas histórias pessoais e artísticas são constantemente narradas e celebradas na mídia, tanto nos meios de comunicação tradicionais quanto nos ambientes digitais. E toda essa adoração pode ser visualizada concomitantemente no culto tecnológico à guitarra elétrica, um dos instrumentos musicais mais vendidos no mundo. Mesmo que tantos fãs, jornalistas e críticos musicais construam discursos fantásticos para se referir aos guitarristas heróis, uma investigação mais aprofundada sobre a estrutura dos arquétipos e símbolos presentes no compartilhamento de sentido entre os amantes do rock é uma tarefa ainda inacabada. Nossa hipótese parte do princípio de que diversos mitos e narrativas heroicas são atualizados continuamente nas práticas culturais contemporâneas cuja experiência transforma e orienta a visão de mundo dos atores sociais envolvidos na sua disseminação. Essa comunhão em torno da imagem sagrada dos guitar heroes extrapola a esfera artística e se constitui em um estilo de vida com significações múltiplas, sejam elas, comportamentais, estéticas e sexuais. O objetivo é compreender como essas representações sociais refletem e atualizam a própria visão idealizada de que como a sociedade se vê. Outro objetivo é enfatizar a importância desse fenômeno na prática de consumo associada à guitarra elétrica onde o mito desempenha uma função simbólica essencial.
  • DOI: 10.11606/T.27.2017.tde-25082017-102718
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2017-05-03
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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