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Avaliação de serviços de saúde auditiva sob a perspectiva do usuário proposta de instrumento

Maria Eliza Armigliato Daniela Galvão de Almeida Prado; Tatiana Mendes de Melo; Maria Angelina Nardi de Souza Martinez; Andréa Cintra Lopes; Regina Célia Bortoleto Amantini; Maria Cecília Bevilacqua

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia São Paulo v. 15, n. 1, p. 32-39, jan./mar. 2010

São Paulo 2010

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  • Título:
    Avaliação de serviços de saúde auditiva sob a perspectiva do usuário proposta de instrumento
  • Autor: Maria Eliza Armigliato
  • Daniela Galvão de Almeida Prado; Tatiana Mendes de Melo; Maria Angelina Nardi de Souza Martinez; Andréa Cintra Lopes; Regina Célia Bortoleto Amantini; Maria Cecília Bevilacqua
  • Assuntos: SERVIÇOS DE SAÚDE (AVALIAÇÃO); ASSISTÊNCIA À SAÚDE (INDICADORES QUALIDADE); PERDA AUDITIVA; AUDIOLOGIA; SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
  • É parte de: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia São Paulo v. 15, n. 1, p. 32-39, jan./mar. 2010
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 05 jan. 2011
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: OBJETIVO: Verificar a aplicabilidade de um questionário de avaliação do serviço, sob a perspectiva do usuário. MÉTODOS: O questionário foi inspirado no estudo conduzido pelo Hearing and Communication Group, e apresenta 18 questões nas dimensões: acesso ao serviço, avaliação da audição, atendimento personalizado, benefício para família, comunicação e informação, e competência profissional. Cada questão foi apresentada em escala graduada de cinco pontos. A casuística foi composta por 53 pacientes (ou responsável/acompanhante), que foram convidados, pelos profissionais da recepção, a responder ao questionário. Os dados foram calculados em porcentagem e a pontuação de cada domínio e a pontuação total foi estabelecida. A estatística inferencial foi aplicada, adotando nível de significância de 5%, a fim de verificar a influência das características demográficas no escore total. RESULTADOS: O escore para o domínio acesso foi 62,25%, para avaliação da audição foi 85,96%, para atendimento personalizado foi 82,05%, para benefício para família foi 68,57%, para comunicação e informação foi 79,13%, para competência profissional foi 97,39% e para o escore total 70,65%. Verificou-se que pacientes com menor nível de escolaridade, menor tempo de atendimento no serviço e os que já receberam o AASI apresentam resultados mais elevados no escore total do questionário. CONCLUSÃO: O questionário do presente estudo mostrou-se de fácil aplicabilidade no serviço de saúde auditiva, porém, é necessária sua aplicação em serviços de saúde auditiva em nível nacional para que a padronização e os critérios de confiabilidade e validade possam ser estabelecidos
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: p. 32-39.
  • Idioma: Português

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