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Desenvolvimento de um ambiente virtual para estudo sobre representação estrutural em química

Silva, Jackson Gois Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2007-12-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Desenvolvimento de um ambiente virtual para estudo sobre representação estrutural em química
  • Autor: Silva, Jackson Gois Da
  • Orientador: Santos, Marcelo Giordan
  • Assuntos: Ensino Médio; Ensino Por Computador; Química - Estudo E Ensino; Tecnologia Educacional; Chemistry - Study And Teaching; Computer Aided Teaching; Educational Technology; High School
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades em Ensino de Ciências Modalidades Física, Química e Biologia IF/FE/IQ/IB
  • Descrição: Neste trabalho descrevemos as etapas de desenvolvimento do aplicativo computacional Construtor, a partir do qual estudantes de Ensino Médio podem construir objetos moleculares virtuais tridimensionais a partir unicamente da fórmula estrutural condensada de espécies químicas. Este aplicativo computacional foi adaptado em uma seqüência de ensino acessível pela internet através de navegadores hipertexto, o que resultou em um ambiente virtual de ensino de química. Também neste trabalho descrevemos a avaliação do uso do ambiente virtual descrito. Esta avaliação de uso foi feita por intermédio de dados obtidos com um sistema de captura sincronizada de vídeo, através do qual é possível gravar em arquivos de vídeo, de forma simultânea, a tela em uso pelo estudante e suas ações diante do computador, sendo os arquivos gravados no próprio computador em uso pelo estudante. Desta forma foi possível minimizar a introdução de equipamentos estranhos à aula durante o teste de usabilidade do sistema. Iniciamos nossa discussão a partir do conceito comumente aceito sobre o conhecimento químico ser composto por três dimensões, fazemos uma breve revisão sobre representações químicas, seus aspectos espaciais, a utilização de tecnologias da informação e comunicação e, mais especificamente, o uso de animações e simulações em ambientes de ensino de química, assim como uma revisão da bibliografia sobre os ambientes virtuais de ensino de química a partir de 1994. Neste trabalho, também fazemos uma discussão sobre a contribuição da teoria semiótica de Charles Sanders Peirce, com o objetivo de trazer uma compreensão mais aprofundada a respeito dos processos de significação de representações químicas, dos níveis macroscópico, submicroscópico e simbólico, na sala de aula.
  • DOI: 10.11606/D.81.2007.tde-23042013-123423
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2007-12-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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