skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Docência no ensino superior uma revisão sobre as tendências pedagógicas que permeiam o cotidiano do enfermeiro docente

José Renato Gatto Júnior Edmar Jaime de Almeida; Sônia Maria Villela Bueno

Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR Umuarama v. 19, n. 2, p. 125-138, 2015

Umuarama 2015

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Docência no ensino superior uma revisão sobre as tendências pedagógicas que permeiam o cotidiano do enfermeiro docente
  • Autor: José Renato Gatto Júnior
  • Edmar Jaime de Almeida; Sônia Maria Villela Bueno
  • Assuntos: ENSINO SUPERIOR; ENFERMAGEM (ESTUDO E ENSINO); PROFESSORES
  • É parte de: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR Umuarama v. 19, n. 2, p. 125-138, 2015
  • Notas: Disponível em: <http://revistas.unipar.br/?journal=saude&page=article&op=view&path%5B%5D=5433&path%5B%5D=3120>. Acesso em: 3 maio 2016
  • Descrição: Na área da saúde, percebe-se grande influência de modelos biológicos de ensino, em que as questões humanas ficam em segundo plano. Sabendo que os processos de ensino-aprendizagem são influenciados por correntes filosóficas educacionais de várias origens, como é possível tomar o desafio de auxiliar na construção de um Sistema Único de Saúde sem ter ferramentas suficientes para entender, e operacionalizar metodologias de ensino capazes de preparar profissionais crítico-reflexivos, autônomos, conscientes, comprometidos com consolidação do mesmo? Buscou-se conhecer, por meio da revisão sistemática, quais as tendências pedagógicas que permeiam o cotidiano de enfermeiros docentes no processo de ensino-aprendizagem de cursos de graduação em enfermagem. Os resultados apontaram para a existência de grande uso de terminologias educacionais sem profundas discussões para entendimento das mesmas, resultando em uso indiscriminado de termos, para referir-se ao fazer - pedagógico, que muitas vezes não condizem com a realidade. Conclui-se que as tendências pedagógicas acabam sendo uma reprodução de práticas equivocadas, baseadas na experiência vivenciada pelos docentes em suas formações anteriores. Vale destacar que ainda se percebeu discussões que referiam a aprendizagem docente em redes de compartilhamento, o que é bastante promissor na aprendizagem docente permanente e significativa
  • Editor: Umuarama
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: p. 125-138.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.