skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Teste de competência de leitura de palavras e pseudopalavras normatização e validação

Fernando César Capovilla Cristina Varanda; Alessandra Gotuzo Seabra Capovilla

Psic - Revista de Psicologia da Vetor Editora v. 7, n. 2, p. 47-59, 2006

São Paulo 2006

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (Peridico (AM=CFe/325) )(Acessar)

  • Título:
    Teste de competência de leitura de palavras e pseudopalavras normatização e validação
  • Autor: Fernando César Capovilla
  • Cristina Varanda; Alessandra Gotuzo Seabra Capovilla
  • Assuntos: LEITURA; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; FONOLOGIA
  • É parte de: Psic - Revista de Psicologia da Vetor Editora v. 7, n. 2, p. 47-59, 2006
  • Descrição: O Teste de Competencia de Leitura Silenciosa de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP) avalia processos de reconhecimento c decodificação na leitura silenciosa de itens isolados. O padrão de resposta pcrinite identificar o estágio & desenvolvimento da leitura no longo das etapas ootográfca, alfabética e ortográfica. Este estudo objetivou derivar tabelas de dados normativos para o TCLPP e seus sete subtestes, bem como correlacionar os desempenhos no TCLPP, em termos de escore total e em cada subteste, com Teste de Compreensão de Leitura de Sentenças, Teste de Vocabulário por Figuras USP e Prova de Consciência Fonológica par Produção Oral. Participaram 725 estudantes de 1 ° a 3'' séries do ensino fundamental. Os escores total e em cada subteste do TCLPP aumentaram de ferina significativa ao longo das trés séries escolares. Houve também correlações positivas significativas entre escores no TCLPP e nos demais testes, evidenciando a validade do teste para essa faixa de escolaridade
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: p. 47-59.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.