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Cinema e educação (1920-1945): a participação da \"imagem em movimento\" nas diretrizes da educação nacional e nas práticas pedagógicas escolares

Morrone, Maria Lucia

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 1997-04-30

Acesso online

  • Título:
    Cinema e educação (1920-1945): a participação da \"imagem em movimento\" nas diretrizes da educação nacional e nas práticas pedagógicas escolares
  • Autor: Morrone, Maria Lucia
  • Orientador: Sousa, Cynthia Pereira de
  • Assuntos: Cinema - Educação; Cinema E Educação; Cinema E Práticas Pedagógicas; Igreja - Estado; Church - State; Movie - Education; Movie And Education; Movie And Teaching Practices
  • Descrição: Esta dissertação tem por objetivo analisar a origem e os fundamentos históricos dos movimentos em defesa da utilização de recursos audiovisuais na educação. A partir do contexto histórico-cultural em que se situa o sistema educacional brasileiro, procura-se resgatar no período compreendido entre 1920 a 1940, a história dos projetos educacionais que buscavam integrar os meios de comunicação e a educação.. Nesse período surgiram as primeiras teorias e discursos favoráveis ao emprego do rádio e do cinema na política educacional brasileira. O cinema emergiu como objeto de importância fundamental nesta pesquisa porque, enquanto imagem-movimento ou projeção animada (SERRANO, Jonathas & VENÂNCIO FILHO, 1930), foi motivo de amplas discussões por parte dos escolanovistas, na primeira metade do século XX, que enfatizavam a sua eficiente contribuição no processo ensino-aprendizagem e na formação da mentalidade no contexto educacional. Por outro lado, sob o ponto de vista da Igreja Católica e do Estado Novo tal aparelho ideológico de informação (ALTHUSSER, Louis, s.d.), poderia difundir a ideologia de reconstrução social e nacional. Esta pesquisa foi direcionada por uma concepção de totalidade, buscando-se compreender a construção histórica das relações Cinema/Educação/Igreja/Estado. A periodização (1920-1945) se justifica porque nessa época, foram encontrados os primeiros debates e críticas a respeito do mau uso do cinema e paralelamente o surgimento da necessidade de se aplicar a cinematografia à educação e consequentemente nas práticas pedagógicas escolares, tendo em vista a veiculação do processo de disciplinarização, moralização, higienização da sociedade, especialmente da juventude, bem como a efetivação do projeto de reconstrução nacional, voltado para a formação de uma coletividade histórica e para a consolidação do nacionalismo.
  • DOI: 10.11606/D.48.2019.tde-10092019-144219
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 1997-04-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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