skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Recepção oral e produção escrita um estudo sobre aprendizado da língua alemã por alunos de graduação em Letras

Reginaldo Dudalski Sandro Figueredo; Selma Martins Meireles

Battaglia, Maria Helena Voorsluys; Nomura, Masa, orgs Estudos lingüísticos contrastivos em alemão e português São Paulo : Annablume; FAPESP, 2008

São Paulo Annablume FAPESP 2008

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Recepção oral e produção escrita um estudo sobre aprendizado da língua alemã por alunos de graduação em Letras
  • Autor: Reginaldo Dudalski
  • Sandro Figueredo; Selma Martins Meireles
  • Assuntos: LÍNGUA ALEMÃ (ESTUDO E ENSINO GRAMÁTICA); AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM; FONOLOGIA; Alemão; Deutsch; Deutsche Sprache; Phonologie; Deutsch Als Fremdprache; Fonética; Phonetik
  • É parte de: Battaglia, Maria Helena Voorsluys; Nomura, Masa, orgs Estudos lingüísticos contrastivos em alemão e português São Paulo : Annablume; FAPESP, 2008
  • Descrição: "Recentemente, a importância da recepção e produção adequada (oral ou escrita) dos fonemas de uma língua voltou a ser salientada no âmbito do ensino de línguas estrangeiras. (...) Aquilo que não é percebido em termos fonéticos tende a não ser produzido ou reproduzido em contextos autênticos de comunicação. (...) Tais considerações motivaram a realização, em 2003, de uma pesquisa de Iniciação Científica junto aos estudantes de Letras-Alemão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, financiada pela FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. A pesquisa tinha por objetivo identificar problemas de aprendizagem da ortografia da língua alemã enfrentados por alunos da graduação que tivessem origem em uma compreensão oral deficiente da língua estudada. A abordagem contrastiva tradicional consiste em elaborar tabelas de dificuldades fonético-fonológicas com base na comparação dos inventários de fones um determinado par de línguas (...). Porém, em situações reais de ocorrência dos fones no contínuo da fala, muitas dessas previsões não apresentam o grau de dificuldade estimado, ou ainda se apresentam outras dificuldades mais agudas. O estudo realizado com alunos da graduação em alemão da FFLCH/USP aponta para essas questões, aqui apresentadas de modo resumido (...)."
  • Editor: São Paulo Annablume FAPESP
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: p. 15-40.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.