skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Avaliação da Autopercepção em Saúde Bucal em Adolescentes no Brasil, 2003

Thiago B Barbosa Simone Rennó Junqueira; Antonio Carlos Frias; Simpósio Internacional de Iniciação Científica (17. 2009 Ribeirão Preto)

resumo Ribeirão Preto : USP, 2009

Ribeirão Preto USP 2009

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Avaliação da Autopercepção em Saúde Bucal em Adolescentes no Brasil, 2003
  • Autor: Thiago B Barbosa
  • Simone Rennó Junqueira; Antonio Carlos Frias; Simpósio Internacional de Iniciação Científica (17. 2009 Ribeirão Preto)
  • Assuntos: AUTOANÁLISE; SAÚDE BUCAL; ADOLESCENTES
  • É parte de: resumo Ribeirão Preto : USP, 2009
  • Notas: Disponível em CD-ROM (CR301)
  • Descrição: A idéia do projeto é avaliar a autopercepção de adolescentes de 15 a 19 anos com base em dados secundários, a partir do banco de dados “Condições de Saúde Bucal da População Brasileira 2002-2003 – Ministério da Saúde. O método empregado foi uma análise do banco de dados, reorganização e recategorização das variáveis de interesse, tendo com varáveis dependentes: classificação que o adolescente dá à sua saúde bucal, à sua aparência, à sua mastigação, à sua fala e de quanto isso interfere em seus relacionamentos pessoais. Realizou-se associação bivariada e multivariada com as variáveis sócio – econômicas, de condição bucal (cárie, doença periodontal, má-oclusão necessidade de prótese, endodontia) Foi utilizado uma análise bivariada, e posteriormente a análise multivariada modelo de regressão de Poisson ajustando o modelo pela estratificação do porte do município e a presença ou não de flúor na água de abastecimento e considerando a amostragem complexa sendo a UPA- Unidade Primária de Amostragem o município, como base o a Razão de Prevalência e o IC 95% para parâmetros populacionais, obtendo-se, assim, os resultados relativos às variáveis de desfecho, para obter os dados efetivos que apresentavam significância estatística. Os resultados conseguidos através deste estudo, mostram que os adolescentes que classificam sua saúde bucal e classificam a aparência como ruim e péssima são aqueles que: são negros, necessitam de prótese, sofrem de má oclusão severa, apresentam agravo periodontal, apresentam dentes com cárie, necessitam de tratamento endodôntico e/ou extração dentária e que relataram dor nos últimos 6 meses. Os que classificam a mastigação como ruim e péssima são aqueles que:
    tem ausência de dentes no segmento da cavidade oral, má oclusão severa, apresentam alteração de tecidos moles, e relataram dor nos últimos 6 meses. A saúde bucal afeta os relacionamentos pessoais daqueles que: necessitam de prótese, tem ausência de dentes no segmento anterior, má oclusão severa, apresentam agravo periodontal, dentes com necessidade de tratamento endodôntico e relataram dor nos últimos 6 meses.Conclui-se do exposto que as doenças bucais em geral, bem como ausência de elementos dentais ou sua indicação, são fatores preponderantes na classificação que os adolescentes dão à sua classificação bucal
  • Editor: Ribeirão Preto USP
  • Data de criação/publicação: 2009
  • Formato: res. 894.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.