skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
A construção de indicadores de desenvolvimento sustentável a partir da análise do entorno escolar
Moura, Wilson Antonio Lopes De
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2019-06-19
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
A construção de indicadores de desenvolvimento sustentável a partir da análise do entorno escolar
Autor:
Moura, Wilson Antonio Lopes De
Orientador:
Daniel, Luiz Antonio
Assuntos:
Educação Básica
;
Ensino Das Ciências Ambientais
;
Indicadores De Desenvolvimento Sustentável
;
Basic Education
;
Environmental Science Teaching
;
Sustainable Development Indicators
Notas:
Mestrado Profissionalizante
Descrição:
Diversos são os problemas ambientais presentes na sociedade, sendo que o ambiente escolar se torna um local de grande importância para levar as discussões referentes a eles e ajudar na busca por possíveis respostas a esses desafios. O presente trabalho tem por objetivo discutir a construção de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável a partir da análise do entorno escolar, se utilizando de diferentes recursos didáticos e do Modelo PEIR. Além disso, teve como foco a produção de uma cartilha contendo um guia sobre como construir indicadores, podendo ser utilizada por professores e alunos em suas aulas. A metodologia a ser aplicada é a de Pesquisa Ação e apresenta inicialmente um estudo bibliográfico sobre quatro temas que são estruturantes na pesquisa, sendo eles: os recursos didáticos, as Ciências Ambientais, o Modelo PEIR e os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável. Foram utilizadas durante o desenvolvimento da pesquisa aulas de campo, mapas e imagens de satélite para construir junto aos alunos os indicadores. Como resultados obtidos pode-se dizer que a utilização do Modelo PEIR e dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável para o desenvolvimento de aprendizagens relativas às questões ambientais presentes no entorno escolar são de grande importância para que o aluno consiga associar elementos presentes nas diferentes dimensões, integrando questões sociais, históricas, econômicas, culturais e ambientais. Esse uso do Modelo PEIR e dos Indicadores deve ser acompanhado de práticas pedagógicas que se utilizem de diferentes recursos didáticos para seu desenvolvimento, sendo principalmente as aulas de campo um dos recursos de maior impacto para sua compreensão por parte dos alunos, levando a uma educação ambiental crítica e reflexiva, desenvolvendo alunos engajados na análise e transformação dos espaços ambientais locais.
DOI:
10.11606/D.18.2019.tde-19082019-122147
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
Data de criação/publicação:
2019-06-19
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Teses e Dissertações USP
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript