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Avaliação audiológica e aplicação de questionário especifico para verificar efeitos do ruído na audição de professores de academias de ginástica

Maria Grazia Guillen Mayer Juliana Maria Gadret; Ariadnes de Nóbrega de Oliveira; Andréa Cintra Lopes; Jornada Fonoaudiológica de Bauru (13. 2006 Bauru)

Anais Bauru : FOB-USP, 2006

Bauru FOB-USP 2006

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  • Título:
    Avaliação audiológica e aplicação de questionário especifico para verificar efeitos do ruído na audição de professores de academias de ginástica
  • Autor: Maria Grazia Guillen Mayer
  • Juliana Maria Gadret; Ariadnes de Nóbrega de Oliveira; Andréa Cintra Lopes; Jornada Fonoaudiológica de Bauru (13. 2006 Bauru)
  • Assuntos: AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA; FONOAUDIOLOGIA
  • É parte de: Anais Bauru : FOB-USP, 2006
  • Notas: Em CD-ROM
  • Descrição: O ruído excessivo emitido nas academias de ginásticas durante as aulas pode causar desconfortos e problemas auditivos em seus professores que vão desde uma simples cefaléia até a perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR). A entrevista ocupacional de um indivíduo suspeito de ser portador de deficiência auditiva adquirida no trabalho valoriza os sintomas diretamente relacionados com a audição. Objetivos: investigar os limiares de audibilidade de professores de academia de ginástica e o nível de conhecimento desses profissionais sobre o ruído, PAIR e saúde auditiva. Materiais e Métodos: audiometria tonal liminar, audiometria de freqüências ultra-alta, logoaudiometria e imitânciometria, realizada com doze professores de academias de ginástica, de ambos os gêneros e entrevista específica. Resultados: ATL convencional demonstrou que para orelha direita os piores limiares encontrados foram na freqüência de 6 KHz ( média igual a 18,18 dB), já na AT-AF os piores limiares encontrados ocorreram na freqüência de 9 KHz (média igual a 16, 82 dB. A ATL convencional demonstrou que para orelha esquerda os piores limiares encontrados também foram na freqüência de 6 KHz ( média igual a 17,27 dB) da mesma forma a AT-AF mostrou os piores limiares na freqüência de 9 KHz ( média igual a 13,18 dB). Além disso, por meio da entrevista específica verificou-se que os professores ficam expostos ao ruído em média 7,73 horas ao dia; 100% desconhecem os níveis de ruído na academia. Os riscos
    auditivos aos quais estão expostos são desconhecidos por 50,55% dos entrevistados. Apenas 9,09% tiveram informação/disciplina na graduação sobre os aspectos preventivos e riscos ocupacionais. Constatou-se que 100% dos entrevistados apresentam sintomas não auditivos, sendo os mais relatados: distúrbios comportamentais, como falta de atenção e concentração, depressão , stress, mudança de humor e distúrbios do sono. Conclusão: foi possível constatar que a AT-AF contribuiu como um instrumento para detecção precoce das perdas auditivas de origem coclear. Devido à sua importância deve-se considerar a possibilidade de incluí-lo na bateria de exames convencionais em populações de risco. A entrevista específica mostrou-se adequada para sensibilizar os participantes quanto à saúde auditiva e formas de prevenção da Deficiência Auditiva, já que levanta questões, sinais e sintomas quanto à exposição ao ruído. Diante desses achados, um programa de saúde auditiva poderá ser aplicado, assim como, durante a graduação incluir conteúdos programáticos que enfatizem a saúde fonoaudiológica quanto aos riscos vocais e auditivos
  • Editor: Bauru FOB-USP
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: p. 42.
  • Idioma: Português

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