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Sistemas computadorizados em educação especial e seu uso na prática psicopedagogica

E C Macedo Fernando César Capovilla; V O Thiers; A G Seabra; International School Psychology Colloquium (18. 1994 Campinas); Congresso Nacional de Psicologia Escolar (2. 1994 Campinas)

Abstracts 1994

Campinas 1994

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (Resumo digitado (AM=CFe/110) ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Sistemas computadorizados em educação especial e seu uso na prática psicopedagogica
  • Autor: E C Macedo
  • Fernando César Capovilla; V O Thiers; A G Seabra; International School Psychology Colloquium (18. 1994 Campinas); Congresso Nacional de Psicologia Escolar (2. 1994 Campinas)
  • Assuntos: COMPUTAÇÃO APLICADA; EDUCAÇÃO ESPECIAL
  • É parte de: Abstracts 1994
  • Descrição: Esta sessão de vídeo é endereçada a psicólogos e educadores voltados a populações especiais, neurologistas, fonoaudiólogos, e linguistas, com orientação de pesquisa e/ou aplicação. Interessa àqueles que lidam com afasias, paralisia cerebral, esclerose lateral amiotrófica, retardo mental, autismo, surdez e distúrbios de aprendizagem com dificuldade na aquisição de leitura e matemática. Na sessão serão apresentados cerca de 20 vídeos de 5 a 6 minutos cada um, ilustrando o funcionamento e emprego clínico de sistemas informatizados para ensino da leitura, de aritmética, de sistemas simbólicos de comunicação, e de línguas de sinais, bem cmo para diagnóstico diferencial de afasias e de dislexias, para comunicação alternativa em pacientes com perda de linguagem, e para análise de sistemas de linguagem artificiais. São apresentadas adaptações especiais a pacientes com os mais variados quadros neuropsicológicos envolvendo múltiplas combinações de déficits sensoriais, cognitivos, e motores. Os sistemas empregam avançados recursos de multimedia, permitindo superar ou ao menos atenuar uma série de obstáculos à comunicação, aprendizagem e reabilitação dos educandos e examinandos, obstáculos esses que são impostos por suas dificuldades sensoriais, motoras, e cognitivas. Na medida em que usam múltiplas formas alternativas de input (teclado, mouse, tela sensível ao toque ou ao sopro, microfone, acionador muscular, etc) os sistemas são operáveis por pacientes até mesmo com as mais severas limitações motoras. Na medida em que apresentam múltiplas formas de input em combinações passíveis de seleção (figuras e filmes coloridos em alta resoluçao digitalizados a partir de scanners e câmeras VHS, sons digitalizados da natureza viva, palavras escritas e vocábulos digitalizados em uma variedade de idiomas e prosódias)
    as mensagens dos sistemas são passíveis de recepção e compreensão por pacientes com variados déficits sensoriais (como por exemplo deficientes visuais ou deficientes auditivos), ou cognitivos (como por exemplo pacientes não alfabetizados, ou com atraso no desenvolvimento de linguagem, ou com perda de linguagem.
  • Editor: Campinas
  • Data de criação/publicação: 1994
  • Formato: p.183-4.
  • Idioma: Português

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