skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Seniordislexia interlocutor-computadorizado para mapeamento de inversão, rotação e troca de letras

M D Feitosa Fernando César Capovilla 1960-; E C Macedo; V O Thiers; A G Seabra; International School Psychology Colloquium (18. 1994 Campinas); Congresso Nacional de Psicologia Escolar (2. 1994 Campinas)

Abstracts 1994

Campinas 1994

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (Resumo digitado (AM=CFe/109) ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Seniordislexia interlocutor-computadorizado para mapeamento de inversão, rotação e troca de letras
  • Autor: M D Feitosa
  • Fernando César Capovilla 1960-; E C Macedo; V O Thiers; A G Seabra; International School Psychology Colloquium (18. 1994 Campinas); Congresso Nacional de Psicologia Escolar (2. 1994 Campinas)
  • Assuntos: PSICOLOGIA; DISLEXIA; LEITURA
  • É parte de: Abstracts 1994
  • Descrição: A presente comunicação demonstra o uso do sistema computadorizado de multimedia SeniorDislexia, para mapeamento de dificuldades de leitura envolvendo as trocas B-P, C-G, D-T, F-V, S-Z e outras, bem como para seu tratamento via modificação gradual de estímulos e exclusão condicional. O sistema é programado em C e Clipper, e é executavel em microcomputador AT 386 com 4Mb RAM, HD de 80Mb, equiparado com placa digitalizadora de som SOUNDBLASTER, placa de input vocálico VOICEBLASTER, placa digitalizadora de imagen VIDEOLBASTER, tela sensível ao toque por princípio resistivo-capacitivo CTI ou por princípio infra-vermelho TPIS, microfone e alto-falante. Apresenta à criança estímulos visuais coloridos de alta resolução com animação gráfica (textos, símbolos, fotos, filmes, etc) e auditivos (vocábulos, son da natureza, etc), e coleta as respostas da criança como vocalizações (respostas vocalizadas pela criança às perguntas do computador, ordens vocalizadas pela criança ao computador, leitura em voz alta pela criança do texto apresentado pelo computador) e escolhas dentre alternativas projetadas sob uma tela sensível ao toque (escolha dentre textos, símbolos, fotos, filmes, vocábulos, sons da natureza em presença de outros textos, símbolos, fotos, filmes, vocábulos e sons da natureza). Emprega o procedimento da escolha de acordo com o modelo simultânea, não-simultânea, e com atraso para determinar os tipos de trocas, os contextos em que ocorrem, o papel de ensaio encoberto na consolidação de informação visual e auditiva na memória, etc. A criança é exposta a vocábulos (A), fotos e filmes (B), e palavras escritas (C), sendo chamada a emitir resposta ecóica ao vocábulo (ARe), de nomeação oral de fotos (BRn), e textual à palavra escrita (CRt), além de escolher em presença de vocábulos dentre fotos (AB) ou palavra escrita (AC), em presença de fotos dentre vocábulos (BA)
    ou palavras escritas (BC), em presença de palavras escritas dentre vocábulos (CA) ou fotos (CB). A flexibilidade do sistema permite ao examinador programar os parâmetros a serem empregados tais como a modalidade e tipo de estímulo-modelo, o número e tipos dos estímulos-alternativa, o tipo e conteúdo de feedback automático, o emprego ou não de atraso entre a apresentação do modelo e a oportunidade de escolher, os critérios para mudanças entre as fases, etc.
  • Editor: Campinas
  • Data de criação/publicação: 1994
  • Formato: p.180.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.