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Efeitos da educação postural nas mudanças de hábitos em escolares das 1ª a 4ª séries do ensino fundamental

Rebolho, Marilia Christina Tenorio

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina 2005-08-15

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Efeitos da educação postural nas mudanças de hábitos em escolares das 1ª a 4ª séries do ensino fundamental
  • Autor: Rebolho, Marilia Christina Tenorio
  • Orientador: Casarotto, Raquel Aparecida
  • Assuntos: Prevenção Primária; Conhecimentos Atitudes E Prática Em Saúde; Criança; Dor Nas Costas/Prevenção & Controle; Educação Primária E Secundária; Postura; Back Pain/Prevention & Control; Posture; Health Knowledge Attitudes Practice; Education Primary And Secondary; Child; Primary Prevention
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A perspectiva dos fisioterapeutas que desenvolvem programas de educação postural com crianças bem jovens é que essas medidas de prevenção primária possam reduzir, a longo prazo a prevalência de dores nas costas.Esse estudo experimental, verificou os efeitos da educação postural comparando duas estratégias educacionais utilizando-se da pedagogia de uma história em quadrinhos (HQ) na retenção de informações desses hábitos posturais e de um circuito demonstrativo (CD), onde as crianças vivenciavam cada postura correta e incorreta. O programa de educação postural foi aplicado em três sessões educativas em escolares das 2ª e 3º séries, com idades entre 7-11 anos, de uma Escola Municipal, no Estado de São Paulo. A amostra consistiu de 80 crianças nos grupos HQ e CD. As sessões tiveram a duração de uma hora e serviram para transmitir noções básicas sobre: anatomia, biomecânica e fisiopatologia de dores na coluna vertebral e hábitos posturais corretos nas seguintes situações: postura sentada, postura em pé, postura deitada, transporte de mochila, técnica de levantamento e transferência de objetos. O conhecimento dos hábitos posturais foi verificado por intermédio de questionários aplicados antes do início do programa e após um período de 6 meses do término da pesquisa. Os resultados do estudo indicaram que para todas as variáveis estudadas não foram detectadas diferenças no aprendizado e memorização dos hábitos posturais corretos em ambos os sexos que se submeteram às duas metodologias de ensino, exceto no jeito de dormir, onde o índice de aumento das respostas corretas foi de 23% para o Circuito, enquanto o HQ apresentou apenas 7%
  • DOI: 10.11606/D.5.2005.tde-29092005-160511
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Data de criação/publicação: 2005-08-15
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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