skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Movimento "Sede Própria" IAB São Paulo por uma nova arquitetura

Fernanda Ciampaglia Paulo Júlio Valentino Bruna

2021

Localização: FAU Maranhão - Fac. Arquit. Urbanismo- Pos-Grad.    (https://doi.org/10.11606/T.16.2021.tde-10012022-165917 )(Acessar)

  • Título:
    Movimento "Sede Própria" IAB São Paulo por uma nova arquitetura
  • Autor: Fernanda Ciampaglia
  • Paulo Júlio Valentino Bruna
  • Assuntos: Mello, Eduardo Kneese de 1906-1994; Instituto de Arquitetos do Brasil. Dep Sao Paulo; ARQUITETURA MODERNA -- SÃO PAULO (SP); EDIFÍCIOS; PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Em 1943, quando o Instituto de Arquitetos do Brasil São Paulo é instalado, institucionaliza-se um movimento ímpar cujo mérito foi unir a classe pela renovação da arquitetura, a exemplo do grupo do Rio de Janeiro reconhecido internacionalmente. Contudo, a ausência de um estudo acerca do papel desempenhado pelo Departamento na adoção das tendências de vanguarda está a comprometer o reconhecimento crítico da relação entre a organização da classe e a nova arquitetura produzida na cidade, simbolizada no edifício-sede IAB/SP, inaugurado em 1950 e tombado pelo Iphan em 2015. Identificar o ora nomeado Movimento Sede Própria IAB São Paulo pode aprimorar os critérios de análise e crítica no campo da prática da arquitetura, tanto do ponto de vista da organização profissional e da atividade projetual, à época da gestão de Eduardo Kneese de Mello à frente do instituto (1943 1950). Em 1943, quando o Instituto de Arquitetos do Brasil São Paulo é instalado, institucionaliza-se um movimento ímpar cujo mérito foi unir a classe pela renovação da arquitetura, a exemplo do grupo do Rio de Janeiro reconhecido internacionalmente. Contudo, a ausência de um estudo acerca do papel desempenhado pelo Departamento na adoção das tendências de vanguarda está a comprometer o reconhecimento crítico da relação entre a organização da classe e a nova arquitetura produzida na cidade, simbolizada no edifício-sede IAB/SP, inaugurado em 1950 e tombado pelo Iphan em 2015. Identificar o ora nomeado Movimento Sede Própria IAB São Paulo pode aprimorar os critérios de análise e crítica no campo da prática da arquitetura, tanto do ponto de vista da organização profissional e da atividade projetual, à época da gestão de Eduardo Kneese de Mello à frente do instituto (1943 1950)
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: 333 p. il.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.