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Empresa, sociedade e comunicação: debates e tendências na transição pós-moderna

Gioielli, Rafael Luis Pompeia

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2012-03-30

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Empresa, sociedade e comunicação: debates e tendências na transição pós-moderna
  • Autor: Gioielli, Rafael Luis Pompeia
  • Orientador: Sousa, Mauro Wilton de
  • Assuntos: Comunicação Empresarial; Responsabilidade Social Empresarial; Pós-Modernidade; Sociedade Em Rede; Governança Corporativa; Corporate Social Responsibility; Corporate Governance; Postmodernity; Corporate Communication; Network Society
  • Notas: Tese (Doutorado) ; Bibliografia
  • Descrição: Na medida em que o século XXI avança, a sociedade contemporânea passa por transformações socioculturais importantes que gradativamente a distanciam do contexto que caracterizou a modernidade-industrial. Entre outros desdobramentos da transição pós-moderna, a relação entre empresa, sociedade e comunicação se transforma. Uma das dimensões deste fenômeno é a emergência de um modelo específico de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), denominado neste trabalho de modelo dinâmico-interativo de RSE. Fundamentado em uma abordagem políticocontratual, prevê um processo permanente de negociação por meio do qual as responsabilidades mútuas entre empresa e sociedade se definem dinamicamente. Paralelamente, a disseminação das novas tecnologias da comunicação e das redes propicia a emergência de um sistema informal de controle sobre as corporações o qual opera na esfera pública mediática por meio da mobilização política da sociedade civil. A este sistema emergente denominamos de governança corporativa extrainstitucional. Frente a estes dois processos, a prática da comunicação empresarial encara desafios que sinalizam para os limites do seu paradigma de origem funcionalista. Por conta disso, advoga-se pela necessidade de adoção de um novo paradigma para a comunicação empresarial capaz de reconhecê-la não mais como instrumento de gestão, mas como um processo social de construção de sentidos. Para identificar se e como o contexto de transição sociocultural é interpretado pelo mercado e qual é o seu eventual impacto nas práticas de comunicação empresarial, foi realizada pesquisa de campo que coletou dados em onze entrevistas em profundidade com dirigentes de comunicação de grandes empresas em operação no Brasil. O objetivo foi sintetizar uma teoria fundamentada nos dados capaz de dialogar com as proposições conceituais acima descritas. As conclusões do trabalho buscam comparar as constatações empíricas e teóricas, refletindo sobre os desafios e contribuições da comunicação empresarial no novo contexto da relação empresa-sociedade.
  • DOI: 10.11606/T.27.2012.tde-16052012-151737
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2012-03-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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