skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

DIVERSIDADE, ESTIGMATIZAÇÃO E PERTENCIMENTO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO

Freitas, Marina Carvalho ; Ésther, Angelo Brigato ; Santos, Joelma Cristina

Cadernos de Pesquisa, 2023, Vol.53 (1) [Periódico revisado por pares]

Fundação Carlos Chagas

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    DIVERSIDADE, ESTIGMATIZAÇÃO E PERTENCIMENTO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO
  • Autor: Freitas, Marina Carvalho ; Ésther, Angelo Brigato ; Santos, Joelma Cristina
  • Assuntos: DISCRIMINAÇÃO ; EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; IDENTIDADE ; UNIVERSIDADE
  • É parte de: Cadernos de Pesquisa, 2023, Vol.53 (1)
  • Descrição: Resumo Esta pesquisa analisou o processo de estigmatização de estudantes vistos como outsiders na universidade pública e os modos como eles buscam reconhecimento e pertencimento nesse contexto. Para isso, raça, gênero e diversidade sexual foram considerados condições que, socialmente, ainda vulnerabilizam certos grupos. Por meio de entrevistas individuais e grupos focais, identificaram-se (re)construções identitárias resultantes da maior ou menor internalização de estigmas imputados, da forma como a pertença grupal se articula no meio acadêmico e do modo como a universidade se apresenta na trajetória dos estudantes. Considera-se que este estudo proporciona maior entendimento acerca do papel da instituição universitária para aqueles considerados outsiders e articula conceitos relevantes nesse campo. Abstract This research analyzed the process of stigmatization of students seen as outsiders in public universities and the ways in which they seek recognition and belonging in this context. To this end, race, gender and sexual diversity were considered conditions that, socially, still make certain groups vulnerable. Through individual interviews and focus groups, we identified identity (re)constructions resulting from the greater or lesser internalization of imputed stigmas, the way group belonging is articulated in the academic environment and the way the university presents itself in the students’ trajectory. It is considered that this study provides a greater understanding of the role of the university institution for those considered outsiders and articulates relevant concepts in this field. Resumen Esta investigación analizó el proceso de estigmatización de estudiantes vistos como outsiders en la universidad pública y las formas como ellos buscan reconocimiento y pertenencia en este contexto. Para ello, raza, género y diversidad sexual fueron considerados condiciones que, socialmente, todavía hacen vulnerables a ciertos grupos. Por medio de entrevistas individuales y grupos focales, se identificaron (re)construcciones de identidad producto de la mayor o menor interiorización de estigmas imputados, de la forma como la pertenencia grupal se articula en el ámbito académico y del modo como la universidad se presenta en la trayectoria de los estudiantes. Se considera que este estudio proporciona mayor entendimiento sobre el papel de la institución universitaria para aquellos considerados outsiders y articula conceptos relevantes en este campo. Résumé Cette recherche a analysé le processus de stigmatisation des étudiants considérés comme outsiders au sein des universités publiques et la manière dont ces derniers cherchent à être reconnus et à appartenir à ce contexte. Les critères de race, de genre et de diversité sexuelle ont été perçus comme des conditions qui, socialement, rendent toujours certains groupes vulnérables. À travers des entretiens individuels et des groupes de discussion on a pu identifier des (re)constructions identitaires en fonction du degré d’intériorisation des stigmates discriminants, de la manière dont l’appartenance à un groupe s’articule en milieu universitaire et comment l’université se présente dans la trajectoire des étudiants. Cette étude permet non seulement de mieux comprendre le rôle de l’institution universitaire pour ceux considérés comme des outsiders, mais aussi d’articuler des concepts pertinents au domaine.
  • Editor: Fundação Carlos Chagas
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.