skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

“Pedagogia do evento” o dia da consciência negra no contexto escolar

Rosenilton Silva de Oliveira Letícia Abílio do Nascimento

Campos: revista de antropologia Curitiba v. 22, n. 1, p. 135-158, jan./jun. 2021

Curitiba, PR 2021

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    “Pedagogia do evento” o dia da consciência negra no contexto escolar
  • Autor: Rosenilton Silva de Oliveira
  • Letícia Abílio do Nascimento
  • Assuntos: EDUCAÇÃO -- ASPECTOS ÉTICOS; RELAÇÕES ÉTNICAS E RACIAIS; EDUCAÇÃO ESCOLAR BÁSICA
  • É parte de: Campos: revista de antropologia Curitiba v. 22, n. 1, p. 135-158, jan./jun. 2021
  • Notas: Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/cra.v22i1.74239. Acesso em: 23 nov. 2022
  • Descrição: O objetivo deste texto é refletir sobre as ações pedagógicas realizadas no contexto da educação básica em torno do Dia da Consciência Negra, cuja comemoração foi inserida no calendário escolar por meio da lei 10639/2003. A partir do trabalho de campo realizado em duas escolas paulistas, empenhou-se em compreender como se dá a consecução dos projetos concernentes a temática das relações étnico-raciais. Conclui-se, por um lado, que ainda ocorre nas unidades escolares, dezesseis anos após a promulgação da referida lei, o que Rachel R. B. Bakke (2011) denominou como pedagogia do evento, isto é, uma ação pedagógica pontual sobre uma temática específica, sem integração com o currículo escolar. Por outro, a aproximação entre universidade e escola possibilita o desenvolvimento de ações pedagógicas mais eficazes na constituição de uma educação antirracista.
  • Editor: Curitiba, PR
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: p. 135-158.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.