skip to main content

Efeito da insulina na potencialização por leucotrienos das vias de sinalização acionadas pelo LPS em macrófagos alveolares de ratos

Carlos A. Rossatto-Jr. Marlise Montes; Joilson de Oliveira Martins; Sonia Jancar Negro; Simpósio de Iniciação Científica da USP (SIICUSP) (19. 2011 Ribeirão Preto)

São Paulo Universidade de São Paulo 2011

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Efeito da insulina na potencialização por leucotrienos das vias de sinalização acionadas pelo LPS em macrófagos alveolares de ratos
  • Autor: Carlos A. Rossatto-Jr.
  • Marlise Montes; Joilson de Oliveira Martins; Sonia Jancar Negro; Simpósio de Iniciação Científica da USP (SIICUSP) (19. 2011 Ribeirão Preto)
  • Assuntos: IMUNOLOGIA
  • Descrição: O lipopolissacarídeo (LPS) bacteriano atua no receptor toll like (TLR4), em macrófagos, ativando uma cascata de sinalização intracelular que culmina com a transcrição de genes por ativação do Nuclear factor (NF)-_B. Com estudos anteriores mostramos que a adição de insulina, a macrófagos alveolares (MAs) de ratos, potencializou as vias de sinalização induzidas pelo LPS (MAPK e PI3K) [1]. Em outro trabalho nós observamos que os leucotrienos amplificam as vias de sinalização acionadas pelo receptor Fc_ em MAs [2]. Neste projeto avaliamos se os leucotrienos também afetam as vias de sinalização induzidas por LPS em MAs de ratos e o efeito da insulina. Ratos Wistar machos (2 meses, entre 200 ± 20 g); eutanásia com dose excessiva de hidrato de cloral. Foi feita lavagem bronco-alveolar; o pellet de MAs foi ressuspendido em meio RPMI; tratamento em fluxo laminar com zileuton, insulina e LPS totalizando cinco grupos: grupo controle (somente meio RPMI / 5% SBF), os grupos 2, 3, 4 e 5 foram incubados, respectivamente, com zileuton, LPS, zileuton + LPS, zileuton + LPS + insulina. Extração diferencial de proteínas do núcleo e citoplasma utilizando-se o kit NE-PER®. Análise das proteínas fosforiladas por Western blot e a as densidades relativas das bandas foram determinadas por meio de análise densitométrica utilizando o software NIH Image. Os resultados mostram que os leucotrieno estão envolvidos na sinalização intracelular via TLR4, em MAs de ratos, sendo necessários para ativação da via PI3K (fosforilação da Akt) e da via MAPK (fosforilação da ERK) embora não tenha afetado outra molécula desta via, a p38. Nos experimentos em que adicionamos insulina antes do LPS nós observamos que na ausência de leucotrienos (MAs tratados com zileuton) a insulina não foi capaz de inibir a ativação da Akt e potencializou a ativação da p38.
    Estes resultados mostram que os leucotrienos estão envolvidos na sinalização intracelular via TLR4 em MAs de ratos, sendo necessários para ativação da via PI3K e da via MAPK, uma vez que a inibição da produção dos leucotrienos reduziu a fosforilação de Akt e de ERK. Os resultados obtidos com a adição de insulina devem ser repetidos com os controles adequados. Estes resultados são preliminares e qualquer especulação seria prematura.
  • Editor: São Paulo Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: [on-line].
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.