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Estresse, má qualidade do sono e desfechos negativos a saúde em estudantes de enfermagem

Ana Lucia Siqueira Costa Rodrigo Marques da Silva; Amaralina Rafaela Aruaste da Silva Sena; Gabriel Vieira da Silva; Fernanda Carneiro Mussi; Amanda Krishna Pinheiro Gonçalves; Thais Pereira Lima; Iel Marciano de Moraes Filho

Journal Health NPEPS v. 6, n. 2, p. 164-184, jul./dez. 2021

Tangará da Serra 2021

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Estresse, má qualidade do sono e desfechos negativos a saúde em estudantes de enfermagem
  • Autor: Ana Lucia Siqueira Costa
  • Rodrigo Marques da Silva; Amaralina Rafaela Aruaste da Silva Sena; Gabriel Vieira da Silva; Fernanda Carneiro Mussi; Amanda Krishna Pinheiro Gonçalves; Thais Pereira Lima; Iel Marciano de Moraes Filho
  • Assuntos: ENFERMAGEM; ESTUDANTES; SAÚDE MENTAL; QUALIDADE DE VIDA; SONO; ESTRESSE
  • É parte de: Journal Health NPEPS v. 6, n. 2, p. 164-184, jul./dez. 2021
  • Notas: Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5355/4481. Acesso em: 09 nov. 2022
  • Descrição: Objetivo: analisar o perfil biossocial-acadêmico, nível de estresse e qualidade de sono em estudantes de enfermagem no primeiro ano do curso. Método: pesquisa longitudinal, prospectiva e quantitativa, realizada em 2016 junto a estudantes de enfermagem do primeiro ano de duas universidades de São Paulo. Ao início das aulas e ao final do ano letivo, aplicaram-se um formulário biossocial-acadêmico, instrumento para avaliação do estresse em estudantes de enfermagem e índice de qualidade de sono de Pittsburgh. Utilizaram-se os testes de Qui-quadrado e exato de Fischer para comparar o estresse e a qualidade do sono. Resultados: O total de 117 estudantes compuseram a amostra em março e 100 em dezembro de 2016. Evidenciou-se aumento no percentual de estudantes com muito e alto estresse, a duração do sono reduziu significativamente de 6,0 para 5,4 horas em média, por noite, e apresentaram dificuldades no gerenciamento do tempo, formação profissional para seguir o curso e atividades teóricas.Conclusão: o ambiente acadêmico apresenta potencial para o adoecimento do estudante, com alto estresse, má qualidade do sono e desfechos negativos à saúde
  • Editor: Tangará da Serra
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: p. 164-184.
  • Idioma: Português

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