skip to main content

Proposta de protocolo para a avaliação de desreguladores endócrinos em ruminantes efeitos da Ipomoea carnea sobre a fertilidade de bodes

André Tadeu Gotardo Evellyn Liss Pavanelli; H. F Carvalho; K. M Lemes; Rubens Paes de Arruda; Silvana Lima Górniak; Semana Científica Prof. Dr. Benjamin Eurico Malucelli (21. 2012 São Paulo)

Anais São Paulo: FMVZ/USP, 2012

São Paulo FMVZ/USP 2012

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Proposta de protocolo para a avaliação de desreguladores endócrinos em ruminantes efeitos da Ipomoea carnea sobre a fertilidade de bodes
  • Autor: André Tadeu Gotardo
  • Evellyn Liss Pavanelli; H. F Carvalho; K. M Lemes; Rubens Paes de Arruda; Silvana Lima Górniak; Semana Científica Prof. Dr. Benjamin Eurico Malucelli (21. 2012 São Paulo)
  • Assuntos: RUMINANTES; IPOMOEA EM ANIMAL; SISTEMA ENDÓCRINO
  • É parte de: Anais São Paulo: FMVZ/USP, 2012
  • Notas: Disponível em: <http://www.semanadovpt.com/waUpload/anais-201200123122012140639.pdf>. Acesso em: 1 ago. 2013
  • Notas Locais: Na FMVZ, ver acervo: ARR-132 Documento Digital
  • Descrição: A Ipomoea carnea (IC) é uma planta tóxica encontrada no Brasil e tem como principal composto ativo tóxico a suainsonina (SU), um alcalóide indolizidínico. Sabese que a SU age sobre diferentes órgãos e sistemas, inclusive promovendo alterações endócrinas. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar toxicidade reprodutiva da IC em machos adultos e estabelecer um protocolo para avaliação de diferentes desreguladores endócrinos em ruminantes. Caprinos, machos adultos, foram separados em 3 grupos, e receberam, por via oral, os seguintes tratamentos: a planta IC (n=6), na dose de 5g/kg/dia; Bisfenol A-BPA (n=6), na dose de 25 mg/kg/dia; e caprinos pertencentes ao grupo controle C (n=5), os quais não receberam nenhum tratamento. A cada mês, foi coletado sangue para avaliação hormonal e sêmen para avaliação andrológica. Quinzenalmente, todos os animais foram pesados e avaliados clinicamente. A avaliação andrológica revelou aumento estatisticamente significante (P<0,05) na frequência de defeitos maiores nos espermatozóides do grupo de animais que ingeriram a planta. A avaliação hormonal detectou uma diminuição estatisticamente significante nos níveis séricos de T3 e T4 nos animais que receberam IC. O modelo aqui proposto permitiu visualizar alterações sutis no perfil hormonal e na esfera reprodutiva dos machos. Sendo observado um aumento nas patologias espermáticas e uma diminuição nos hormônios tireoidianos nos animais que receberam a IC. Concluímos que a presente metodologia para avaliação de desreguladores endócrinos é eficiente e ainda que a I. carnea leva a alterações reprodutivas e hormonais em machos adultos podendo, desta forma, comprometer o potencial reprodutivo dos mesmos.
  • Editor: São Paulo FMVZ/USP
  • Data de criação/publicação: 2012
  • Formato: p. 126-130.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.