skip to main content

Written learning and maternal education/A aprendizagem da escrita e a escolaridade materna

Ferreira, Amanda de Andrade ; da Silva, Ana Carolina Francisca ; de Queiroga, Bianca Arruda Manchester

Revista CEFAC, 2014-03, Vol.16 (2), p.446 [Periódico revisado por pares]

CEFAC - Associacao Institucional em Saude e Educacao

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Written learning and maternal education/A aprendizagem da escrita e a escolaridade materna
  • Autor: Ferreira, Amanda de Andrade ; da Silva, Ana Carolina Francisca ; de Queiroga, Bianca Arruda Manchester
  • Assuntos: Analysis ; Elementary school students ; Language acquisition
  • É parte de: Revista CEFAC, 2014-03, Vol.16 (2), p.446
  • Descrição: Objective: to investigate the children writing and the relationship with the level of maternal education. Methods: the children's mothers were interviewed with a view to ascertaining their level of education, and other cultural aspects. Then, writing the children were assessed according to the Observation Guide for Spelling Zorzi (1998), composed of dictated words, sentences and texts, as well as textual productions, using the narrative genre, from pre-established themes. We evaluated 30 children, all enrolled in third grade of elementary education at a public school in Recife. The data were tabulated in a spreadsheet statistical analysis software SPSS. Result: it was observed that 20% of children have not yet reached the level of development of alphabetic writing, which is an important aspect, considering that in the third grade, kids should be consolidating functional reading and writing. Significant correlations were found between maternal education and the acquisition of the narrative scheme of stories, as well as between maternal education and reading habits of mothers. An analysis of spelling errors revealed that children were committing the same types of errors have already been observed in other populations, only with a higher frequency. Children who produced more structured narratives that were made more errors in spelling, which proves that the spelling error is inherent in the acquisition process of writing and does not preclude the production of texts. Conclusion: the learning of writing is influenced by social factors such as maternal education. These aspects need to be considered in the evaluation and diagnosis of speech therapy, as well as in educational practices offered by the school. KEYWORDS: Child Language; Language Development; Communication; Child; Family Relations Objetivo: investigar a escrita de criancas e a relacao com o grau de instrucao materno. Metodos: as maes das criancas responderam a uma entrevista com a finalidade de conhecer seu nivel de escolaridade, alem de outros aspectos socioculturais. Em seguida, a escrita das criancas foi avaliada segundo o Roteiro de Observacao Ortografica de Zorzi (1998), composto por ditados de palavras, frases e textos, assim como producoes textuais, utilizando-se o genero narrativo, a partir de temas pre-estabelecidos. Foram avaliadas 30 criancas, todas matriculadas no 3 ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade do Recife. Os dados foram tabulados em uma planilha do software de analise estatistica SPSS. Resultado: observou-se que 20% das criancas ainda nao atingiram o nivel alfabetico do desenvolvimento da escrita, o que e um aspecto importante, considerando que no 3 ano as criancas ja devem estar consolidando a leitura e escrita funcionais. Foram observadas correlacoes significantes entre a escolaridade materna e a aquisicao do esquema narrativo de historias, assim como entre a escolaridade materna e os habitos de leitura das maes. Uma analise dos erros ortograficos revelou que as criancas cometiam os mesmos tipos de erros ja observados em outras populacoes, apenas com uma frequencia maior. Criancas que produziram as narrativas mais estruturadas foram as que cometeram mais erros ortograficos, o que comprova que o erro ortografico e inerente ao processo de aquisicao da escrita e nao constitui obstaculo a producao textual. Conclusao: a aprendizagem da escrita sofre influencia de fatores sociais, como a escolaridade materna. Tais aspectos necessitam ser considerados na avaliacao e diagnostico fonoaudiologico, assim como nas praticas educativas oferecidas pela instituicao escolar. DESCRITORES: Linguagem Infantil; Desenvolvimento da Linguagem; Comunicacao; Crianca; Relacoes Familiares
  • Editor: CEFAC - Associacao Institucional em Saude e Educacao
  • Idioma: Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.