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A construção da identidade profissional em estudantes de enfermagem: pesquisa qualitativa na perspectiva histórico-cultural

Rogério Silva Lima ; Marta Angélica Iossi Silva ; Luciane Sá de Andrade ; Fernanda Dos Santos Nogueira De Góes ; Maria Aparecida Mello ; Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves

Revista latino-americana de enfermagem, 2020-01, Vol.28 [Periódico revisado por pares]

Sao Paulo: Universidade de São Paulo-USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP

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  • Título:
    A construção da identidade profissional em estudantes de enfermagem: pesquisa qualitativa na perspectiva histórico-cultural
  • Autor: Rogério Silva Lima ; Marta Angélica Iossi Silva ; Luciane Sá de Andrade ; Fernanda Dos Santos Nogueira De Góes ; Maria Aparecida Mello ; Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves
  • É parte de: Revista latino-americana de enfermagem, 2020-01, Vol.28
  • Descrição: Objetivo: analisar o processo de construção da identidade profissional de enfermeiro pelos estudantes de graduação em Enfermagem no percurso de sua formação. Método: pesquisa qualitativa, ancorada no referencial Histórico-Cultural. Participaram 23 estudantes da graduação em Enfermagem. Os dados foram coletados por entrevistas individuais, com roteiro semiestruturado. Para análise dos dados, utilizou-se a Análise Temática. Resultados: obtiveram-se quatro temas, “O sujeito em movimento de tornar-se enfermeiro: das experiências prévias ao ingresso no curso”; “O professor enfermeiro na construção da identidade profissional do graduando: dois sentidos do mesmo espelho”; “Relação pedagógica: instrumento para construção da identidade profissional do aluno” e “Condições histórico-culturais: espaço de construção da identidade profissional do aluno”. Conclusão: a construção da identidade profissional dos alunos circunscreve-se às condições materiais de existência, traduz a apropriação para o âmbito intrapsíquico de elementos que se dão, primeiramente, no espaço interpsicológico das interações. Os professores enfermeiros podem se constituir espelho paradoxal, com uma face tomada para imitação, e outra que materializa significados de modelo a não ser seguido. Essa construção é também influenciada pelas condições do exercício profissional e da formação universitária.
  • Editor: Sao Paulo: Universidade de São Paulo-USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP
  • Idioma: Português

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