skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
O uso do jornal no ensino de física
Wolney Cândido de Melo Yassuko Hosoume
2006
Localização:
FE - Faculdade de Educação
(375.21 M528e )
e outros locais
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
O uso do jornal no ensino de física
Autor:
Wolney Cândido de Melo
Yassuko Hosoume
Assuntos:
EDUCAÇÃO
;
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
;
JORNAIS
;
CIDADANIA
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Notas Locais:
Programa Interunidades em Ensino de Ciências Modalidade Física, Química e Biologia IF/FE/IQ/IB
Descrição:
A utilização do jornal na sala de aula apresenta-se como uma importante ferramenta, que pode dar grandes contribuições, traduzindo em uma linguagem mais informal as descobertas científicas e tecnológicas, mostrando utilizações dos conceitos da Ciência no dia-a-dia e ajudando no desenvolvimento de um olhar crítico sobre o seu papel em nossa sociedade. Para reforçar essa afirmação, analisamos as ligações entre este veículo de informação e a educação, sob diversos pontos de vista. Primeiro, sob a ótica das empresas jornalísticas, verificamos e descrevemos ações executadas junto a escolas pelos programas de 'Jornal e Educação', mapeando sua abrangência e algumas características que são comuns entre os diversos programas existentes, mantidos pelas empresas jornalísticas. Em um segundo momento, fizemos um levantamento dos temas relacionados à Ciência, publicados em um jornal diário de São Paulo, no período compreendido entre 01.11.2005 e 12.01.2006. Os dados levantados foram comparados com os temas preferidos pelos alunos de Ensino Médio em uma escola noturna e com outros trabalhos de pesquisa já realizados na área. Por fim, apresentamos algumas propostas para o uso do jornal no ensino de Física, indicando possibilidades e estratégias, a partir de determinadas características presentes na matéria jornalística utilizada. Descrevemos a aplicação de uma destas propostas e analisamos os resultados obtidos no aprofundamento dos conhecimentos conceituais e tecnológicos
referentes aos defeitos da visão e cirurgias oculares para correção de ametropias. Comparando os textos produzidos pelos alunos antes e após a leitura e discussão do artigo de jornal, verificamos avanços em relação ao conhecimento conceitual e tecnológico, bem como nos aspectos ligados à sua formação cidadã. Respostas a um questionário, aplicado um ano após a atividade e a uma entrevista realizada após dois anos confirmam a importância de atividades ) dessa natureza
Data de criação/publicação:
2006
Formato:
185 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
E-mail do autor
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript