Avaliação da aprendizagem de estudantes de enfermagem utilizando-se cenários realísticos com e sem debriefing
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Avaliação da aprendizagem de estudantes de enfermagem utilizando-se cenários realísticos com e sem debriefing

  • Autor: Rita de Cassia Silva Vieira Janicas ; Nádia Zanon Narchi
  • É parte de: Revista latino-americana de enfermagem, 2019-01, Vol.27
  • Descrição: Objetivo: comparar o desempenho clínico de discentes de Enfermagem em cenários de aprendizagem com e sem debriefing em um centro de simulação. Método: estudo longitudinal, prospectivo, de intervenção, randomizado em crossover, de abordagem quantitativa, do tipo antes e depois, com população composta por 120 discentes de Enfermagem dispostos aleatoriamente em grupo experimental e de controle. As fases da pesquisa incluíram ministração de aula teórica e prática demonstrativa sobre imunização infantil; primeiro exame de desempenho clínico, que serviu de medida basal; randomização; realização de cenários com debriefing pelo grupo experimental e sem debriefing pelo grupo-controle; segundo exame de desempenho clínico, de intervenção; troca de grupos ou crossover; terceiro exame de desempenho clínico. Resultados: constatou-se que o debriefing foi eficaz para melhorar a atuação dos alunos nos exames de desempenho clínico, pois houve melhora no desempenho do grupo experimental tanto em relação ao exame de medida basal quanto em comparação com o grupo controle no exame de desempenho pós-intervenção e no terceiro exame, após o crossover (p <0,001). Conclusão: o uso de cenários com debriefing constitui estratégia facilitadora do processo ensino-aprendizagem na graduação em Enfermagem.
  • Editor: Sao Paulo: Universidade de São Paulo-USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP
  • Idioma: Português