skip to main content

Transfigurações no tempo e no espaço: Aula Isolada Campo da Redenção em Porto Alegre/RS (1907-2015)

Ermel, Tatiane de Freitas

Revista brasileira de história da educação, 2018-01, Vol.18, p.e006 [Periódico revisado por pares]

Curitiba: Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Transfigurações no tempo e no espaço: Aula Isolada Campo da Redenção em Porto Alegre/RS (1907-2015)
  • Autor: Ermel, Tatiane de Freitas
  • Assuntos: Arquitetura escolar ; Aula Isolada ; EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; Escola primária ; Patrimônio histórico-educativo
  • É parte de: Revista brasileira de história da educação, 2018-01, Vol.18, p.e006
  • Descrição: Inserindo-se na perspectiva da cultura escolar, problematiza-se no artigo a arquitetura escolar como patrimônio histórico-educativo. Analisa-se o caso da Aula Isolada Campo da Redenção, construída em 1907, na cidade de Porto Alegre/RS, acompanhando-se as transformações do edifício ao longo de sua história até a utilização de suas dependências para a instalação da Casa de Conselhos Municipais, em 2015. Na pesquisa, foi consultado um amplo corpus documental, do qual se destacam: Relatórios da Diretoria de Instrução Pública e Obras Públicas do Estado do Rio Grande do Sul, periódicos, processos, fotografias, projetos e plantas. Constata-se que a edificação está inventariada como patrimônio cultural pela Prefeitura de Porto Alegre, mas seria necessário implementar uma série de políticas públicas para a recuperação do espaço, envolvendo ações que articulem a história e a memória da instituição de ensino que funcionou no local.
  • Editor: Curitiba: Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.