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Arquitetura lúdica: criança, projeto e linguagem; estudos de espaços infantis educativos e de lazer

Mazzilli, Clice De Toledo Sanjar

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2003-10-27

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Arquitetura lúdica: criança, projeto e linguagem; estudos de espaços infantis educativos e de lazer
  • Autor: Mazzilli, Clice De Toledo Sanjar
  • Orientador: Monzeglio, Élide
  • Assuntos: Ambiente Escolar; Comunicação Visual; Educação Infantil; Projeto De Arquitetura; Not Available
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta tese trata de aspectos lúdicos e visuais relacionados a ambientes infantis, abordados sob o ponto de vista da arquitetura e do projeto. Tem como objetivo indagar as linguagens usuais na concepção de espaços infantis, em particular os aspectos visuais, observando suas características e suas relações com funções educativas ou de entretenimento. Fundamenta-se em teorias da percepção ambiental, da linguagem visual e do lúdico com ênfase na abordagem cultural e na educação infantil. Na primeira etapa da pesquisa investiga-se a tipologia dos espaços infantis procedendo-se à sua leitura e análise. Observa-se o projeto arquitetônico na sua totalidade, inserido no contexto ambiental, e a inter-relação das várias partes que o compõem: arquitetura, mobiliário, brinquedos e cenários. Na segunda etapa, são percorridos os processos de criação através de estudos de casos e entrevistas com artistas, arquitetos e educadores que trabalham ou que realizam projetos para crianças. O espaço de brincar é também explorado do ponto de vista da criança, através da experimentação em oficinas de desenho e modelos tridimensionais. Existem certas determinantes do espaço infantil - o contexto ambiental, o uso, a faixa etária - que o qualificam e exigem respostas diferenciadas na sua organização e na exploração das linguagens. Por outro lado, o conjunto de estímulos sensoriais é fundamental no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, sendo os estímulos visuais determinantes na formação da imagem lúdica, identidade do lugar e consequente sensação de acolhimento à criança.
  • DOI: 10.11606/T.16.2003.tde-08052023-165840
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2003-10-27
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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