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Análise documental do processo de capacitação dos multiplicadores do projeto "Nossas Crianças: Janelas de Oportunidades", no município de São Paulo, à luz da promoção da saúde

Alfredo Almeida Pina-Oliveira Anna Maria Chiesa; Simpósio Internacional de Políticas e Práticas em Saúde Coletiva na perspectiva da Enfermagem (1. 2007 São Paulo)

Trabalhos São Paulo : ENS, 2007

São Paulo 2007

Available at EE - Escola de Enfermagem    (CHIESA, A. M. doc 30 ) and other locations(GetIt)

  • Title:
    Análise documental do processo de capacitação dos multiplicadores do projeto "Nossas Crianças: Janelas de Oportunidades", no município de São Paulo, à luz da promoção da saúde
  • Author: Alfredo Almeida Pina-Oliveira
  • Anna Maria Chiesa; Simpósio Internacional de Políticas e Práticas em Saúde Coletiva na perspectiva da Enfermagem (1. 2007 São Paulo)
  • Subjects: RECURSOS HUMANOS (CAPACITAÇÃO); PROMOÇÃO DA SAÚDE; DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • Is Part Of: Trabalhos São Paulo : ENS, 2007
  • Notes: Em CD-ROM
  • Description: A Promoção da Saúde representa um novo paradigma na organização dos serviços de saúde e na estruturação do cuidar no processo saúde-doença ao reconhecer e intervir nas potencialidades existentes nos modos de viver e de trabalhar em um determinado momento histórico e social. Para tanto, um dos desafios para a consolidação do Sistema Único de Saúde refere-se à capacitação da força de trabalho em saúde a fim de rever o emprego da pedagogia tradicional nos processos educativos e contribuir na superação do modelo biomédico, especialmente, na Atenção Básica da Saúde. Nesta perspectiva, o projeto "Nossas crianças: janelas de oportunidades", vinculado ao Programa de Saúde da Família, realizou oficinas de capacitação que extrapolaram a atenção ao corpo biológico, englobando também a dimensão afetiva e social no cuidado da criança por meio do fortalecimento das competências familiares. Foram objetivos deste estudo: analisar o conteúdo, as estratégias e os métodos avaliativos da capacitação à luz da Promoção da Saúde e identificar as tendências pedagógicas que permeiam tal processo. Recorreu-se à análise documental deste processo, cujos diferentes registros foram categorizados, respectivamente, a partir da perspectiva freireana e das Dimensões de Saúde e Bem Estar de Ronald Labonte. Resultados: os conteúdos da Promoção da Saúde difundidos na capacitação incorporaram conceitos como eqüidade, resiliência, defesa dos direitos, emancipação, autonomia, patrimônio, redes sociais,
    cooperação e participação na abordagem dos profissionais de saúde para o cuidado infantil através da família. A capacitação dos multiplicadores realizada foi embasada em vertentes críticas da pedagogia e representadas pelas categorias freireanas: autonomia e liberdade dos sujeitos, bem querer aos educandos, complementaridade objetiva e subjetiva, compromisso com a mudança, educação permanente dos seres humanos, horizontalidade das relações de poder, práxis dialógica e reflexão crítica da realidade. Conclui-se que, processos educativos embasados em pedagogias críticas favorecem a incorporação de um novo referencial para o cuidado infantil à luz do conceito positivo de saúde e a criação de um espaço acolhedor capaz de emancipar sujeitos para transformar os perfis de saúde-doença da população
  • Publisher: São Paulo
  • Creation Date: 2007
  • Format: Res. 207.
  • Language: Portuguese

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