skip to main content

Cuidados abordados nas consultas de puericultura e importância atribuída a eles pelos familiares

Rachel Tamie Vieira Okazuka Maria De La Ó Ramallo Veríssimo; Mostra de Monografias de Conclusão de Curso da EEUSP (15. 6-7 dez. 2011 São Paulo)

Resumos São Paulo, 2011

São Paulo 2011

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (VERÍSSIMO, M. D. L. Ó R. doc 34 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Cuidados abordados nas consultas de puericultura e importância atribuída a eles pelos familiares
  • Autor: Rachel Tamie Vieira Okazuka
  • Maria De La Ó Ramallo Veríssimo; Mostra de Monografias de Conclusão de Curso da EEUSP (15. 6-7 dez. 2011 São Paulo)
  • Assuntos: DESENVOLVIMENTO INFANTIL; PROMOÇÃO DA SAÚDE; SAÚDE DA CRIANÇA
  • É parte de: Resumos São Paulo, 2011
  • Notas: Online
  • Descrição: A promulgação da Constituição Federal de 1988 e a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente reiteraram a necessidade de mudanças no modelo de atenção à saúde infantil, da ênfase curativa para um modelo de prevenção e promoção da saúde. Em 2002, criou-se o Projeto “Nossas Crianças: Janelas de Oportunidades” que visa acompanhar e promover o desenvolvimento ótimo das crianças menores de cinco anos e orientar os profissionais da saúde para esse atendimento. O presente estudo teve como objetivos: identificar quais tópicos da ficha de acompanhamento do Projeto são abordados durante as consultas à criança menor de um ano pelos profissionais de saúde em duas Unidades Básicas de Saúde de São Paulo, segundo a percepção dos cuidadores familiares; analisar a importância referida pelos cuidadores familiares aos tópicos, abordados ou não durante as consultas; e, comparar quantitativamente os dados dessas Unidades Básicas de Saúde. Foram realizadas e gravadas 70 entrevistas semi-estruturadas, com familiares de crianças menores de um ano, que participaram voluntariamente. Os dados foram organizados segundo características das crianças e dos cuidadores, percepções dos cuidadores quanto à importância das perguntas da ficha, e abordagem de seu conteúdo durante as consultas (Continua)
    (Continuação) Os resultados apontaram que tópicos relacionados à alimentação, à higiene e ao calendário vacinal são comumente abordados e considerados importantes pelos cuidadores para a promoção da saúde infantil, diferentemente dos tópicos relacionados à brincadeira, que em sua maioria não foram abordados durante as consultas e que os cuidadores consideram não importantes. Entende-se que os temas mais abordados são amplamente enfocados em campanhas governamentais e pela mídia, assim como na formação dos profissionais de saúde, sugerindo que esses meios podem também ser utilizados para difundir a importância de outros temas relevantes para o desenvolvimento infantil
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: Resumo.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.