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Atuação de ensino dos egressos do curso de licenciatura em enfermagem da Escola de Enfermagem da USP

Lícia Fernandes Jucá Maria de Fátima Prado Fernandes

Monografias São Paulo : EEUSP, 2009

São Paulo EEUSP 2009

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Atuação de ensino dos egressos do curso de licenciatura em enfermagem da Escola de Enfermagem da USP
  • Autor: Lícia Fernandes Jucá
  • Maria de Fátima Prado Fernandes
  • Assuntos: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO)
  • É parte de: Monografias São Paulo : EEUSP, 2009
  • Descrição: O enfermeiro licenciado do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP (EESUP) tem como uma de suas competências atuar no ensino profissionalizante em Enfermagem, em instituições de ensino públicas e privadas. Objetivos são: caracterizar os egressos do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP no período de 2000 a 2007, verificar como os egressos se vêem e analisam a sua atuação profissional no âmbito do ensino e da saúde e analisar como estes avaliam e aplicam os conhecimentos apreendidos no Curso de Licenciatura de Enfermagem em relação ao processo ensino aprendizagem. Estudo descritivo exploratório, na abordagem qualitativa, constituídos por 24 enfermeiros licenciados egressos desta Escola do período de 2000 a 2007. O projeto foi apreciado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP Processo nº: 766/2008/CEP-EEUSP. Os dados foram obtidos por meio de questões semi-estruturadas. O estimado de retorno dos questionários correspondia ao total de 186 egressos. Obtivemos acesso a 106 e-mails atualizados e identificados como não provedores da USP, também telefones e endereços; deixamos de realizar contato com 80 egressos, dos quais não tivemos acesso aos possíveis contatos. A coleta de dados ocorreu de setembro de 2008 a junho de 2009, com dois envios de questionário por via - email e por correio, devido ao baixo retorno de respostas. Os dados foram armazenados em banco de dados informatizados,
    analisados pela técnica de análise temática preconizada por Bardin. A análise possibilitou a elaboração das categorias: Ações Educacionais no Ensino; Ações Educacionais na Educação em Saúde; e Inserção do Egresso no Mercado de Trabalho. O estudo evidenciou que os egressos vêem atuando na área do ensino e que os resultados contribuirão para a implementação de novas políticas da formação do enfermeiro licenciado em enfermagem nessa Escola
  • Editor: São Paulo EEUSP
  • Data de criação/publicação: 2009
  • Formato: on-line.
  • Idioma: Português

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