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Revisão de literatura acerca de estilos de aprendizagem

Kátia Darbello da Silva Maria Helena Trench Ciampone; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP) (16. 2008 Ribeirão Preto)

Ribeirão Preto : USP, 2008

Ribeirão Preto USP 2008

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (CIAMPONE, M. H. T. doc 19 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Revisão de literatura acerca de estilos de aprendizagem
  • Autor: Kátia Darbello da Silva
  • Maria Helena Trench Ciampone; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP) (16. 2008 Ribeirão Preto)
  • Assuntos: APRENDIZAGEM; ESTILO COGNITIVO
  • É parte de: Ribeirão Preto : USP, 2008
  • Notas: Em CD-ROM
  • Descrição: 1. Objetivo: O objetivo desta revisão de literatura foi: identificar a produção científica nacional, norte americana e latino-americana e do Caribe sobre estilos de aprendizagem e suas implicações no ensino. 2. Material e Método: A pesquisa bibliográfica realizada constitui-se do levantamento de publicações científicas relacionadas ao tema, no período compreendido entre 1994 a 2008. Foram considerados os seguintes tipos de publicações: artigos publicados em revistas científicas, dissertações de mestrado e teses de doutorado, bem como apresentações em Congressos/ Conferências / Seminários científicos. A busca contemplou as seguintes bases/banco de dados: LILACS, BDENF, DEDALUS e PERIENF. Durante a consulta, foram utilizados os unitermos e/ou descritores estilos e aprendizagem. Foi utilizado como critério de exclusão estudos cujos resumos estavam incompletos. Após a leitura e análise dos resumos foram incluídas 16 publicações, que abordavam especificamente os estilos de aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. 3. Resultados e discussão: Foram selecionados 16 trabalhos, sendo que 10 (62,5 %) no LILACS, 5 (31,25 %) no DEDALUS, 1 (6,25 %) no PERIENF. Pode-se observar que a maioria dos trabalhos indexados (91 %) são publicações de 1 (68,75%), dissertações mestrado 3 (18,75%), 1 (6,25%) apresentação em conferência e 1 tese de doutorado (6,25%). A tabela 1 mostra a distribuição dos estudos segundo foco de interesse abordados. 4. Conclusão: A revisão
    permitiu observar que existem poucas pesquisas relacionadas à estilos de aprendizagem e sua aplicação na prática docente, e que o foco de interesse dos autores centrou-se predominantemente em estratégias de ensino seguida por investigação de estilos de aprendizagem e comparação entre estilos. Portanto, pode-se afirmar que existe a necessidade de se desenvolverem mais pesquisas sobre essa temática, levando em consideração a sua importância e aplicabilidade no processo ensino aprendizagem, visando a melhoria dos processos
  • Editor: Ribeirão Preto USP
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: res. 1622.; 1 CD-ROM.
  • Idioma: Português

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