skip to main content

CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA APRENDIZAGEM HISTÓRICA DE JÖRN RÜSEN

Pereira, Mateus Camargo ; Impolcetto, Fernanda Moreto

Movimento (Porto Alegre, Brazil), 2020-01, Vol.26, p.e26061 [Periódico revisado por pares]

Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educaco Fisica

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA APRENDIZAGEM HISTÓRICA DE JÖRN RÜSEN
  • Autor: Pereira, Mateus Camargo ; Impolcetto, Fernanda Moreto
  • Assuntos: EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; HISTORY ; PHILOSOPHY ; Physical education ; POLITICAL SCIENCE ; SOCIOLOGY
  • É parte de: Movimento (Porto Alegre, Brazil), 2020-01, Vol.26, p.e26061
  • Descrição: o objetivo desta investigação foi identificar o tipo de Consciência Histórica e competências de orientação de estudantes de Educação Física produzidas a partir de Curso Online Aberto e Massivo com o tema “história do futebol praticado por mulheres no Brasil”. A pesquisa qualitativa e exploratória produziu dados por meio de atividade avaliativa do curso. Foram confeccionadas respostas à questão problema relacionada à jovem Cristina e suas dúvidas em relação à tentativa de se tornar jogadora profissional. Os concluintes elaboraram dez Narrativas Históricas de acordo com o conceito de Jörn Rüsen. Oito expressaram uma Consciência Histórica Genética e dois do tipo Crítica. Como competência de orientação sinalizaram-se: o engajamento na modalidade; a construção de uma alternativa caso a profissionalização não desse certo; a perspectiva de carreira no exterior. Tal estudo traz ao campo um instrumental teórico que pode contribuir para qualificar o ensino da História da Educação Física. 
  • Editor: Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educaco Fisica
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.