skip to main content

Efeito de um verniz experimental a base de TiF4 sobre a des-remineralização do esmalte dentário bovino in situ

L. P. Comar A Wiegand; B. M Moron; W Buchalla; Marília Afonso Rabelo Buzalaf; Ana Carolina Magalhães; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (27. 2010 Águas de Lindóia, SP)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 24, p. 32, res. PR003, Sept. 2010. Supplement 1

São Paulo 2010

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Efeito de um verniz experimental a base de TiF4 sobre a des-remineralização do esmalte dentário bovino in situ
  • Autor: L. P. Comar
  • A Wiegand; B. M Moron; W Buchalla; Marília Afonso Rabelo Buzalaf; Ana Carolina Magalhães; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (27. 2010 Águas de Lindóia, SP)
  • Assuntos: ESMALTE DENTÁRIO; REMINERALIZAÇÃO DENTÁRIA; DESMINERALIZAÇÃO DO DENTE
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 24, p. 32, res. PR003, Sept. 2010. Supplement 1
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Um verniz experimental de TiF4 foi desenvolvido na tentativa de melhorar a performance dos vernizes fluoretados que no Brasil são a base de NaF. De acordo com estudos desenvolvidos em nosso Laboratório em parceria com a FGM-Dentscare, o verniz de TiF4 tem se mostrado superior a vernizes comerciais (NaF) na redução da erosão e abrasão dentária assim como na prevenção da desmineralização e no aumento da remineralização de lesões cariosas artificiais in vitro. Anteriormente aos testes clínicos, o objetivo deste projeto será avaliar o efeito da aplicação tópica de um verniz experimental a base de TiF4 sobre o processo de des-remineralização do esmalte dentário in situ. Doze voluntários participarão de 3 fases cruzadas (14 dias), boca-dividida e cegas, nas quais utilizarão aparelhos palatinos com 4 amostras de dente por fase, sendo 2 hígidas e 2 previamente desmineralizadas. Na Fase A serão aplicados verniz e solução a base de NaF (2,45% F, controle positivo), na Fase B serão utilizados verniz e solução a base de TiF4 (2,45% F), e na Fase C serão utilizados verniz placebo e água deionizada (controle negativo). Durante o período in situ, os voluntários deverão aplicar 1 gota de solução de sacarose a 20%, 8 vezes ao dia, apenas sobre os blocos hígidos (5min), para provocar a desmineralização. Já nas amostras previamente desmineralizadas, não haverá desafio cariogênico. As variáveis de resposta serão: microdureza superficial, longitudinal e microradiografia transversal (% volume mineral e profundidade de lesão). Os dados serão submetidos à análise estatística apropriada (p<0,05)
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: p. 32, res. PR003.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.