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Intervenção Educativa sobre a Medida Indireta da Pressão Arterial por profissionais de enfermagem: uma proposta para a segurança do paciente

Machado, Juliana Pereira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2014-03-12

Acesso online

  • Título:
    Intervenção Educativa sobre a Medida Indireta da Pressão Arterial por profissionais de enfermagem: uma proposta para a segurança do paciente
  • Autor: Machado, Juliana Pereira
  • Orientador: Veiga, Eugenia Velludo
  • Assuntos: Aprendizagem; Simulação; Enfermagem; Segurança Do Paciente; Medida Da Pressão Arterial; Patient Safety; Nursing; Learning; Blood Pressure Measurement; Simulation
  • Descrição: O diagnóstico, controle e prevenção das doenças cardiovasculares, dentre elas a Hipertensão Arterial, dependem obrigatoriamente da obtenção de valores de pressão arterial precisos. Para isso, é fundamental que a medida da pressão arterial seja realizada de maneira correta, padronizada e com aparelhos calibrados, para subsidiar condutas multidisciplinares assertivas e garantir a segurança do paciente. A literatura traz evidências de que o conhecimento dos profissionais de saúde está aquém das recomendações de diretrizes, e a prática nem sempre cumpre todas as etapas da técnica. Estudos sugerem que esse problema pode estar relacionado à formação profissional, com evidências de falhas no conhecimento teórico e prático entre estudantes da área da saúde. Por outro lado, exige-se do profissional, principalmente em Terapia Intensiva, conhecimentos e habilidades complexas, que incluem manuseio de equipamentos, materiais e medicamentos de alto custo, o que por vezes, se traduz em sobrecarga de trabalho, e execução de rotinas de forma automatizada. Partindo da hipótese de que uma intervenção educativa pode melhorar o conhecimento, e assim, favorecer a prática isenta de erros, o presente estudo avaliou o efeito de uma intervenção educativa sobre o conhecimento teórico e prático de profissionais de enfermagem (n=31) de Unidade Coronariana, relativos à medida indireta da pressão arterial, num hospital-escola no interior paulista. Trata-se de um estudo quasi- experimental, do tipo antes e depois, para determinar o conhecimento prático, utilizou- se check list validado, que avaliou a execução da técnica em simulação clínica. Para o conhecimento teórico, optou-se por elaborar e validar um questionário para a população de profissionais de enfermagem de Unidade Coronariana, por meio de um estudo metodológico de validação de conteúdo, semântica e pré-teste, pelo método DISABIKIDS®. A etapa de validação produziu um questionário de conhecimento teórico da medida indireta da PA, com 28 questões, sendo 8 de caracterização sociodemográfica, e 20 relativas às etapas da medida indireta da PA, baseadas nas principais diretrizes disponíveis. Em seguida, implementou-se a intervenção educativa, com estratégias expositivo-dialogadas, baseadas na Teoria do Arco de Maguerez, com a observação da realidade na prática simulada. Os resultados evidenciaram melhora estatisticamente significante no conhecimento teórico e prático após a intervenção, nas etapas de Preparo do cliente, Preparo do ambiente, Posição do cliente, Cuidados com os aparelhos, e Obtenção e Registro dos valores (p<0.05). Resultados indicaram que algumas etapas da medida indireta da pressão arterial são mais valorizadas na prática, em detrimento do respectivo conhecimento teórico. Por outro lado, há etapas cujo conhecimento teórico é satisfatório, porém a prática foi discrepante. O questionário validado nesse estudo representa um instrumento viável para estudos que visem determinar conhecimento teórico da medida indireta da pressão arterial em profissionais de saúde, em todos os níveis de atenção. A melhoria do conhecimento foi efetiva na teoria e na pratica simulada. Etapas voltadas à Posição do Cliente parecem estar sendo executadas de forma automatizada, enquanto que etapas voltadas à Checagem da calibração, Medida da circunferência braquial, Anotação sem arredondamento de valores, podem estar sendo negligenciadas, até mesmo por sobrecarga de rotinas, e necessitam especial atenção nas intervenções educativas e supervisão diária. A utilização da simulação contribuiu fortemente para o cumprimento dos objetivos propostos, proporcionou ao participante a oportunidade de autoavaliação, de maneira espontânea, e foi o canal de discussões sobre problemas da prática da medida indireta da pressão arterial. Discutiu-se a importância da medida indireta da pressão arterial isenta de erros, a responsabilidade individual, que deve contemplar o conhecimento sobre prazos de calibração de aparelhos. Além disso, discutiu-se o papel da instituição na busca de rotinas padronizadas e políticas voltadas à gestão de equipamentos. Diante desses achados, entende-se que uma intervenção educativa sobre a medida indireta da pressão arterial, voltada aos profissionais da saúde, aplicada de maneira sistemática, com periodicidade alinhada às diretrizes, representa grande possibilidade de melhoria do conhecimento, fornece subsídios para melhoria da qualidade da assistência, para os clientes e seus familiares, merecedores de todos os esforços possíveis na busca e obtenção da assistência e promoção do cuidado seguro e isento de erros
  • DOI: 10.11606/T.22.2014.tde-20052014-194718
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2014-03-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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