skip to main content

Receptor beta-2 adrenérgico expressão no carcinoma espinocelular de boca e em suas margens cirúrgicas

Gustavo A. Lauand Diego M Bravo-Calderón; Luiz P Kowalski; Denise Tostes Oliveira; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (20. 2012 Ribeirão Preto)

Resumos São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011

São Paulo Universidade de São Paulo 2012

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Receptor beta-2 adrenérgico expressão no carcinoma espinocelular de boca e em suas margens cirúrgicas
  • Autor: Gustavo A. Lauand
  • Diego M Bravo-Calderón; Luiz P Kowalski; Denise Tostes Oliveira; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (20. 2012 Ribeirão Preto)
  • Assuntos: RECEPTORES ADRENÉRGICOS; CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS; PATOLOGIA BUCAL
  • É parte de: Resumos São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: 1. Objetivos: Este estudo retrospectivo teve como objetivo comparar a expressão do receptor beta-2 adrenérgico (β2-AR) em carcinomas espinocelulares (CEC) de boca com suas margens cirúrgicas livres de tumor, bem como associar esta expressão com as características clinicopatológicas dos pacientes. 2. Casuística e métodos: Um total de 62 pacientes com CEC de boca, submetidos a tratamento cirúrgico no Hospital do Câncer A.C. Camargo, São Paulo, Brasil, foram analisados quanto às características clinicopatológicas, tratamento, evolução tumoral e expressão imuno-histoquímica do β2-AR. A correlação da expressão do β2-AR no front de invasão tumoral dos CEC de boca e nas margens cirúrgicas foi analisada pelo coeficiente de correlação de Pearson. A associação da expressão do β2-AR nas margens cirúrgicas com as variáveis clinicopatológicas foi verificada pelo teste do qui quadrado. Para todos os testes foi considerado significante o valor de p≤ 0,05 3. Resultados: Todas as margens cirúrgicas expressavam o β2-AR, sendo que 67,7% mostraram altos níveis desta expressão. Verificou-se uma correlação positiva entre os níveis de expressão do β2-AR das margens cirúrgicas e do front de invasão tumoral (r=0,406; p=0,001). Entretanto, catorze (22,5%) CEC de boca tiveram diminuição da expressão do β2-AR quando comparados com as margens cirúrgicas (Figura 1). A expressão do β2-AR nas margens cirúrgicas foi significativamente associada com o tabagismo e etilismo simultâneo (p=0,046) e com o estadiamento T (p=0,03). (figura) 4. Conclusões Estes resultados sugerem que o β2-AR é constitutivamente expresso pelas células epiteliais da mucosa bucal e que esta expressão pode ser reduzida em alguns CEC de boca. Outros estudos são necessários a fim de elucidar o real significado clínico da expressão do β2-AR no câncer de boca.
  • Editor: São Paulo Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2012
  • Formato: res. 4393.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.