skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Notações coreográficas: a partilha do gesto editorial
Lima, Anna Carolina Ferreira
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2023-03-31
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Notações coreográficas: a partilha do gesto editorial
Autor:
Lima, Anna Carolina Ferreira
Orientador:
Ribeiro, Cintya Regina
Assuntos:
Ascese
;
Michel Foucault
;
Educação
;
Edição
;
Notações Coreográficas
;
Edition
;
Dance Notation
;
Education
;
Ascesis
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
Esta pesquisa investiga esforços no sentido de fazer tender a zero a distância entre certo modo de pensamento e gesto, ou simplesmente ascese. Para tanto, recorre a práticas de documentação gráfica da dança denominadas notações coreográficas. Aqui reunidas em 20 espécimes situados entre 1496 e 1981, tais práticas tornam diferentes modos de dançar, ensinar, estudar, ler e escrever legíveis em termos de pensamento-ato. Dessa forma, permitem investigar a relação ascética entre educação, dança e pensamento, enfoque esse derivado do estabelecimento preliminar de uma conversação entre dissertações e teses defendidas ao longo da última década no território nacional, e alguns pensadores pós-estruturalistas concentrados na relação entre filosofia e dança. A ênfase ao aspecto procedimental da ascese corporal, ensejada pelo arquivo das notações, encontra suporte nos oito cursos ministrados por Michel Foucault no Collège de France entre 1976 e 1984. Uma vez que esses cursos se caracterizam por certa descontinuidade nos planos temático, teórico e empírico, a relação entre tal conjunto e o das notações ocorre por interpelação recíproca. Investigamos o arquivo das notações a partir do operador de edição. Considerando aqui a edição como uma força de afetação das práticas, o referido operador foi forjado em companhia dos últimos cinco cursos da série foucaultiana, os quais tinham a ascese como um fio condutor. Do encontro entre essa mesma fração dos cursos e as notações, a abordagem da ascese por meio de seus procedimentos editoriais encaminha a investigação para dois realces: o de uma diferença operativa entre uma ascese local, especializada, e uma ascese geral; e outro concernente tanto ao modo de presença do mundo quanto ao modo de relação com este, no exercício de si. A partir disso, delineia-se a necessidade de acompanhar a série dos oito cursos de Michel Foucault tendo em vista modos de relação com o mundo. A partir das modalidades relacionais de enfrentamento (por meio do curso de 1976), obediência (por meio dos três cursos entre 1978 e 1980) e composição (por meio dos quatro cursos entre 1981 e 1984), a sondagem dos oito cursos levou ao destaque de diferenças nos procedimentos editoriais de relação com o risco. Em vista das implicações ético-políticas concernentes a tal relação, emerge na pesquisa a necessidade de realizar um deslocamento tático no foco da ascese. Esta pesquisa culmina em uma defesa da relevância ético-estético-política das práticas de edição, na qualidade de saberes determinantes para o vitalismo de qualquer dito domínio de saber; e, por conseguinte, da condição privilegiada do gesto docente como vetor de circulação e partilha de tais práticas, em sua força sempre local, a despeito da relevância comumente atribuída aos saberes por elas editados.
DOI:
10.11606/T.48.2023.tde-21062023-102621
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
Data de criação/publicação:
2023-03-31
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Teses e Dissertações USP
Acesso ao doi
E-mail do autor
E-mail do orientador
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
19
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript