skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Processo de cognição e fracasso escolar

Agnela da Silva Giusta Lino de Macedo

1990

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (T BF311 G538p e.2 )(Acessar)

  • Título:
    Processo de cognição e fracasso escolar
  • Autor: Agnela da Silva Giusta
  • Lino de Macedo
  • Assuntos: PROCESSOS COGNITIVOS; APRENDIZAGEM (PSICOLOGIA); PSICOLOGIA EDUCACIONAL; ENSINO E APRENDIZAGEM; EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Investiga as relacoes entre processos de cognicao e fracasso escolar. Questiona a compatibilidade dos suportes cognitivos das criancas que fracassam e as exigencias escolares; o que esta definindo o fracasso do aluno e a contribuicao da escola para o desenvolvimento do aluno como sujeito do conhecimento. Trata tais questoes sob o prisma da epigenese das funcoes cognitivas conforme elaborado pela epistemologia genetica. Realiza a pesquisa com 80 alunos de escolas publicas, na primeira serie do primeiro grau. Observa que os conteudos desenvolvidos na primeira serie pressupoem a posse, pelos alunos, de nocoes de conservacao de quantidade, classificacao e seriacao. Entretanto, o que define o fracasso ou sucesso do aluno e a aprendizagem da leitura e da escrita. As criancas que nao conseguem atender aos padroes minimos de aprendizagem requeridos pela escola, apresentam, do ponto de vista cognitivo, atraso quanto a idade media em que se instalam as nocoes subsidiarias destas aprendizagens. A escola nao oferece a estas criancas os meios necessarios ao exercicio do processo de abstracao reflexiva, responsavel pelo desenvolvimento regular das estruturacoes cognitivas. Discute os resultados visando elucidar os obstaculos que se interpoem entre a crianca que nao consegue aprender e o conhecimento transmitido pela escola
  • Data de criação/publicação: 1990
  • Formato: 205p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.