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Afetividade e cognição o conceito de auto-regulação como mediador da atividade humana em reich e piaget

Luzia Marta Bellini Eda Terezinha de Oliveira Tassara

1993

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (T BF311 B444a e.2 )(Acessar)

  • Título:
    Afetividade e cognição o conceito de auto-regulação como mediador da atividade humana em reich e piaget
  • Autor: Luzia Marta Bellini
  • Eda Terezinha de Oliveira Tassara
  • Assuntos: Piaget, Jean 1896-1980; PROCESSOS COGNITIVOS
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Realiza um ensaio teórico que procura situar a relação entre a afetividade e a cognição no pensamento reichiano e na epistemologia genética, a partir de pressupostos de uma biologia teórica. O conceito de auto-regulação presente tanto na obra de w. Reich quanto na de Piaget faz parte da construção de uma teoria da equilibrarão do organismo mediante a regulação de seus sistemas internos; regulação, esta, que em reich e parte constitutiva da afetividade e em Piaget, da cognição. Afirma, no entanto, que essas teorias não se excluem; ao contrario, pode se dizer que existe uma teoria da cognição em reich e uma teoria da afetividade em Piaget, embora de caráter incompleto. Verifica que em reich a perspectiva teórica e pratica e restabelecer o vinculo do principio da auto-regulação ao trabalho, ao conhecimento e ao amor; em Piaget, a auto-regulação e a própria vida, a capacidade que permite ao homem sua ação e operação sobre o mundo. Conclui que reich e Piaget constroem teorias que põem o homem no centro de suas preocupações. Reich com sua ciência militante e Piaget com sua epistemologia genética expressam faces do processo de constituição e a indissociabilidade das duas dimensões, a afetiva e a cognitiva
  • Data de criação/publicação: 1993
  • Formato: 270 p.
  • Idioma: Português

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