skip to main content

Análise psicologica do desempenho escolar de crianças de primeira série aspectos psicodinâmicos e operatórios

Maria Bernadete Amendola Contart de Assis Lino de Macedo

1985

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (T BF311 A848a e.2 )(Acessar)

  • Título:
    Análise psicologica do desempenho escolar de crianças de primeira série aspectos psicodinâmicos e operatórios
  • Autor: Maria Bernadete Amendola Contart de Assis
  • Lino de Macedo
  • Assuntos: COGNIÇÃO; RENDIMENTO ESCOLAR
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Investiga a influencia de alguns fatores cognitivos (operatórios) e afetivos (psicodinâmicos) no desempenho escolar, com base na teoria de Piaget e na teoria psicanalítica. Os sujeitos são 37 escolares da 1 serie do 1 grau, de ambos os sexos, com idades variando entre 6 anos e 11 meses e 7 anos e 11 meses e pertencentes a níveis socio-econômicos distintos. Divide os sujeitos em quatro grupos, combinando o desempenho escolar, bom ou mau, com o nível socio-econômico, alto ou baixo. Os grupos são comparados quanto aos aspectos operatórios e psicodinâmicos. As características operatórias são avaliadas por intermédio de provas de noção de conservação de correspondência termo-a-termo, de substancia e de peso e as psicodinâmicas pelo teste de rorschach e cat a. Os resultados indicam que os fatores que mais diferenciam os sujeitos com bom ou mau desempenho escolar, nos dois níveis socio-econômicos, são o desempenho em conservação de correspondência termo-a-termo, o controle dos afetos, imagos parentais e capacidade de reparação, sendo que nos grupos com bom desempenho estes fatores apresentam-se mais positivos que nos grupos com mau desempenho. Discute as possíveis razões de influência destas características no desempenho escolar, enfatizando os aspectos psicodinâmicos e a relação destes com as características da escola
  • Data de criação/publicação: 1985
  • Formato: 201 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.