skip to main content

Linguagens gráficas em videogame: Nascimento, desenvolvimento e consolidação do videogame como expressão gráfica

Luz, Alan Richard Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2009-04-24

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Linguagens gráficas em videogame: Nascimento, desenvolvimento e consolidação do videogame como expressão gráfica
  • Autor: Luz, Alan Richard Da
  • Orientador: Costa, Carlos Roberto Zibel
  • Assuntos: Comunicação; Design; Linguagem Gráfica; Videogame; Communication; Graphic Language; Video Game
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo deste trabalho é investigar o desenvolvimento e a consolidação da linguagem gráfica dos videogames do ponto de vista de seu design gráfico, separando seus vetores de influência em três grandes eixos: história, tecnologia e linguagem. Enquanto o desenvolvimento da indústria do videogame traz as influências de economia e crescimento de mercado, a evolução da tecnologia mostra a ascendência desta sobre a mídia do videogame determinando e dando forma à sua expressividade do ponto de vista da sintaxe. O amadurecimento da linguagem gráfica dos videogames acontece dentro da lógica da remediação proposta por Bolter e Grusin (1999) e este eixo de influência, construido em paralelo aos outros dois, demonstra como as mídias digitais são permeáveis e emprestam linguagens de outras mídias tradicionais, tanto sintaticamente como semanticamente, estabelecendo assim sua própria linguagem.
  • DOI: 10.11606/D.16.2009.tde-26032010-112606
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2009-04-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.