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A tipografia customizada como elemento identitário em sistemas de identidades visuais. Um estudo sobre o desenvolvimento de fontes digitais personalizadas

Cardinali, Luciano

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2015-05-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A tipografia customizada como elemento identitário em sistemas de identidades visuais. Um estudo sobre o desenvolvimento de fontes digitais personalizadas
  • Autor: Cardinali, Luciano
  • Orientador: Farias, Priscila Lena
  • Assuntos: Tipografia Customizada; Design Tipográfico; Persnonalidade Tipográfica; Sistemas De Identidade Visual; Tipografia; Tipografia Personalizada Aplicada; Typography; Typeface Personality; Typeface Design; Applied Custom Typeface; Custom Typeface; Visual Identity Systems
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta dissertação investiga os procedimentos e métodos empregados por designers de tipos para a concepção e o desenvolvimento de fontes digitais customizadas, associadas exclusivamente a sistemas de identidades visuais corporativos, explorando o potencial expressivo dessas tipografias, procurando identificar seus atributos conotativos, históricos, culturais e emocionais, assim como os possíveis significados e interpretações que estas formas podem evocar, com atenção especial para a tipografia contemporânea. Fontes digitais são elementos centrais para a consolidação de uma identidade visual, além do importante papel em muitas outras especia- lidades do design gráfico. O objetivo prático desse estudo é delinear as decisões adotadas no processo do design e da estrutura formal de seis fontes digitais personalizadas, para uso corporativo exclusivo, baseando-se em informações coletadas diretamente dos designers envolvidos, em textos publicados e análises próprias. Em um sentido mais amplo, o estudo visa colaborar com designers e contratantes de serviços de design tipográfico, sobre a necessidade de uma atenção mais ponderada no momento da escolha ou adoção dos tipos que compõem uma deter-minada identidade visual, considerando a tipografia um agente consolidador de uma identidade autêntica, por meio das qualidades formais, expressivas e conotativas dos tipos. Apesar da subjetividade nas avaliações que o tema envolve, o resultado observado é que a tipografia tem condições de carregar e transmitir a identidade de uma instituição, até mesmo nas situações em que a própria marca está ausente, assumindo o papel de transportar, juntamente com o conteúdo da mensagem, valores, comportamentos e personalidade. Neste contexto, a tipografia corporativa customizada, ou seja, aquela desenvolvida e adaptada especialmente para este fim, desempenha um importante papel, o que esta dissertação busca elucidar.
  • DOI: 10.11606/D.16.2015.tde-26082015-103125
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2015-05-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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