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Internacionalização e fatores de influência na decisão sobre customização de produtos: estudo de caso em empresa do setor de autopeças

Jussani, Ailton Conde

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2009-10-01

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Internacionalização e fatores de influência na decisão sobre customização de produtos: estudo de caso em empresa do setor de autopeças
  • Autor: Jussani, Ailton Conde
  • Orientador: Vasconcellos, Eduardo Pinheiro Gondim de
  • Assuntos: Decisão Em Marketing; Desenvolvimento De Produtos; Estudo De Caso; Internacionalização De Empresas; Marketing Internacional; Case Study; Marketing Decision; Internationalization; International Marketing; Products Development
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O estudo sobre a decisão de customizar produtos nos mercados internacionais é importante para as empresas que decidem abrir uma subsidiária em outro país, mediante aquisição de uma empresa ou construção de suas próprias instalações. Qualquer que seja a decisão, constitui um alto grau de internacionalização, uma vez que a empresa fica exposta a elevados custos e riscos internacionais. Nesse contexto, existe a necessidade da empresa decidir quais produtos deverá customizar e quais deverá padronizar no mercado-alvo. O objetivo geral desta dissertação é o de identificar, na função marketing de empresa internacionalizada, os fatores de influência relacionados com decisões sobre customização de produtos para um determinado país. Inicialmente, em uma revisão da literatura, reuniram-se informações sobre internacionalização, marketing internacional, estratégias de entrada no mercado internacional, decisões dos profissionais de marketing, decisões sobre composto de produtos, sobre customização de produtos, fatores de customização de produtos entre outras. Assim, para se chegar ao objetivo geral, realizou-se um estudo de caso de caráter exploratório e qualitativo em uma empresa, localizada no Brasil, de origem alemã do setor de autopeças que comercializa produtos para clientes industriais, isto é, negócios entre empresas. Como resultado da pesquisa, chegou-se a uma escala de importância em que foram enumerados sete fatores de influência nas decisões sobre customização de produtos: 1. posicionamento de mercado; 2. importância estratégica de clientes; 3. desenvolvimento do ciclo de vida do produto; 4. exigências legais; 5. ambiente físico; 6. infraestrutura e compatibilidade; 7. importância estratégica de fornecedores. O estudo de caso mostrou que os fatores de influência estão relacionados entre si. Os resultados ainda sugeriram que os dois primeiros fatores são fundamentais para que a empresa de autopeças obtenha sucesso na customização de produtos no mercado-alvo, uma vez que o estudo de caso constatou evidências de que o setor automotivo tende a operar com poucos modelos de motores no mercado global, o que sugere poucos fornecedores de autopeças para desenvolver soluções para clientes globais que operam em mercados locais. Outros resultados advindos da pesquisa sugeriram uma possível relação entre a autonomia da subsidiária e o fator posicionamento de mercado à medida que os executivos tendem a tomar decisões sobre customização de produtos no mercado local e comunicá-las à matriz.
  • DOI: 10.11606/D.12.2009.tde-31102009-153456
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2009-10-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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