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Equivalência de estímulos e transferência de função: avaliando os efeitos dos controles por seleção e por rejeição

Perez, William Ferreira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2012-12-03

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Equivalência de estímulos e transferência de função: avaliando os efeitos dos controles por seleção e por rejeição
  • Autor: Perez, William Ferreira
  • Orientador: Tomanari, Gerson Aparecido Yukio
  • Assuntos: Adulto; Emparelhamento Com O Modelo Com Observação Requerida (Mts-Or); Equivalência De Estímulos; Transferência De Função; Adults; Matching-To-Sample With Observing Requirements (Mts-Or); Stimulus Equivalence; Transfer Of Function
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Em uma tarefa de emparelhamento com o modelo envolvendo duas escolhas, o participante pode aprender tanto a selecionar o estímulo correto (controle por seleção) quanto a rejeitar o estímulo incorreto (controle por rejeição). O presente trabalho investigou o efeito dos controles por seleção e por rejeição sobre a formação de classes de estímulos equivalentes e sobre a transferência de função discriminativa. O Capítulo 1 apresenta uma revisão metodológica que sistematizou os procedimentos utilizados para inferir a ocorrência desses controles, bem como os procedimentos utilizados para manipulá-los experimentalmente. O Capítulo 2 apresenta um experimento que investigou o efeito da manipulação da observação dos estímulos de comparação sobre o estabelecimento dos controles por seleção e por rejeição. Participantes adultos foram submetidos a um treino de discriminações condicionais por meio do procedimento de emparelhamento com o modelo com observação requerida (MTS-OR). Os resultados sugerem que a ocorrência do controle por seleção foi mais provável para os participantes que foram exigidos observar o S+ ao longo de todas as tentativas de treino; o controle por rejeição só ocorreu para os participantes que foram exigidos observar o S-. Nesse último caso, impedir os participantes de observar o S+ favoreceu o estabelecimento do controle pelo S-. Por fim, o Capítulo 3 apresenta um conjunto de experimentos que avaliou o efeito dos controles por seleção e por rejeição sobre os testes de formação de classe de equivalência e sobre a transferência de função discriminativa. O procedimento de MTS-OR, aliado ao uso de diferentes proporções de S+/S-, permitiu a manipulação experimental dos controles investigados. A transferencia de função foi avaliada por meio de uma tarefa discriminativa simples sucessiva envolvendo respostas ao teclado. Os resultados sugerem que os testes de reflexividade, bem como os de transitividade e de equivalência envolvendo um nodo, foram afetados diferencialmente por esses controles. Os resultados dos testes de transferência de função sugerem a formação de diferentes classes a depender do controle estabelecido, por seleção ou por rejeição
  • DOI: 10.11606/T.47.2012.tde-07022013-103637
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2012-12-03
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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