skip to main content

Comunicação Dialógica na Articulação dos Conhecimentos Matemático, Tecnológico e Reflexivo a Partir de uma Prática de Modelagem na Educação Básica

Silvana Cocco Dalvi ; Oscar Luiz Teixeira de Rezende ; Luciano Lessa Lorenzoni

Jornal Internacional de estudos em educação matemática, 2020-01, Vol.13 (3), p.277

Londrina: Kroton Educacional, Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Comunicação Dialógica na Articulação dos Conhecimentos Matemático, Tecnológico e Reflexivo a Partir de uma Prática de Modelagem na Educação Básica
  • Autor: Silvana Cocco Dalvi ; Oscar Luiz Teixeira de Rezende ; Luciano Lessa Lorenzoni
  • Assuntos: Educational Environment ; Mathematical models ; Mathematics Education ; Students
  • É parte de: Jornal Internacional de estudos em educação matemática, 2020-01, Vol.13 (3), p.277
  • Descrição: A matemática ainda se configura como argumento definitivo e inquestionável influenciando o modo de produção e a tomada de decisões das pessoas. Assim, a educação matemática deve preparar os estudantes para agirem criticamente diante das informações e resultados oriundos dos estudos matemáticos, norteados por ideologias. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo evidenciar a relevância da comunicação dialógica na articulação dos conhecimentos matemático, tecnológico e reflexivo a partir de uma atividade de modelagem matemática evidenciando a necessidade da interpretação dos modelos matemáticos. Esses conhecimentos devem integrar a educação matemática com potencial para atender as demandas da contemporaneidade. Para caracterizar o diálogo pautou-se no Modelo de Cooperação Investigativa tendo como viés o desenvolvimento de uma atividade de modelagem que consistiu na medição do consumo diário de água feito por alunos do 8º ano do ensino fundamental. A pesquisa é de abordagem qualitativa cujos instrumentos usados na produção dos dados foram o diário de campo do pesquisador e dos alunos e gravações em áudio. Os resultados revelam que a comunicação dialógica é o pilar para o desenvolvimento dos conhecimentos matemático, tecnológico e reflexivo possibilitando discutir as ferramentas matemáticas, sua aplicação e impactos dos modelos matemáticos na sociedade. Nessa configuração, a modelagem matemática se mostra como uma possibilidade viável uma vez que aborda problemas da realidade dos interesses dos alunos e favorece o diálogo. Cabe salientar que o diálogo é um processo investigativo que ocorre de forma cooperativa entre professor e alunos em busca de novas aprendizagens em um ambiente escolar democrático.
  • Editor: Londrina: Kroton Educacional, Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática
  • Idioma: Inglês;Francês;Português;Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.