skip to main content

Metodologias de vida, pesquisa e luta: a experiência panhῖ; Methodologies of life, research and struggle: the Panhῖ experience

Apinaje, Sheila Baxy P. Castro; Apinaje, Júlio Kamêr Ribeiro; Horta, Amanda; Rocha, Welitânia De Oliveira; Morais Neto, Odilon Rodrigues De

Saúde e Sociedade; v. 31 n. 4 (2022); e220490en

Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública 2023-01-18

Acesso online

  • Título:
    Metodologias de vida, pesquisa e luta: a experiência panhῖ; Methodologies of life, research and struggle: the Panhῖ experience
  • Autor: Apinaje, Sheila Baxy P. Castro; Apinaje, Júlio Kamêr Ribeiro; Horta, Amanda; Rocha, Welitânia De Oliveira; Morais Neto, Odilon Rodrigues De
  • Assuntos: Research Methodology; Covid-19 Pandemic; Panhĩ-Apinaje; Metodologia De Pesquisa; Pandemia De Covid-19
  • É parte de: Saúde e Sociedade; v. 31 n. 4 (2022); e220490en
  • Descrição: Este ensaio apresenta as reflexões de Sheila Baxy P. Castro Apinaje e Júlio Kamêr Ribeiro Apinaje sobre sua atuação como pesquisadores da Plataforma de Antropologia e Respostas Indígenas à covid-19 (PARI-c), na Terra Indígena Apinaje, no contexto da crise sanitária mundial provocada pelo novo coronavírus. Através da descrição dos procedimentos de pesquisa adotados, os autores se apropriam do conceito de metodologia de forma particular e criativa, refletindo não apenas sobre as estratégias de produção de conhecimento acadêmico, mas também sobre como, para eles, cada uma destas estratégias deve estar alinhada às lutas panhĩ pela proteção de sua autonomia sobre seus modos de vida e seu território.
    This essay presents the reflections of Sheila Baxy P. Castro Apinaje and Júlio Kamêr Ribeiro Apinaje on their work as researchers of the Platform for Anthropology and Indigenous Responses to covid-19 (PARI-c), in the Apinaje Indigenous Land, in the context of the global health crisis caused by the new coronavirus. Through the description of the research procedures adopted, the authors appropriate the concept of methodology in a particular and creative way, reflecting not only on the strategies to produce academic knowledge, but also on the urge to align these strategies to Panhĩ struggles for the protection of their autonomy over their ways of life and their territory.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/207036/190479
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
  • Data de criação/publicação: 2023-01-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.