skip to main content

INTERCULTURAL TRAINING OF EDUCATORS: A STUDY CARRIED OUT IN BRAZIL/FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE EDUCADORES: UM ESTUDO REALIZADO NO BRASIL

Martínez-Otero, V ; Paiva, M.M

Holos (Natal, RN), 2023-04, Vol.2023 (2), p.1 [Periódico revisado por pares]

Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    INTERCULTURAL TRAINING OF EDUCATORS: A STUDY CARRIED OUT IN BRAZIL/FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE EDUCADORES: UM ESTUDO REALIZADO NO BRASIL
  • Autor: Martínez-Otero, V ; Paiva, M.M
  • É parte de: Holos (Natal, RN), 2023-04, Vol.2023 (2), p.1
  • Descrição: This article is interested in education in contexts of cultural diversity and what is the perception of professionals about the daily multicultural reality in the institutions where they work. In this regard, different models of teacher training (academic, technical, personalized, hermeneutic-reflexive and critical) and pedagogical approach to cultural diversity (assimilationist, compensatory, multicultural and intercultural) are exposed. From the methodological point of view, in the research carried out through a questionnaire designed ad hoc to find out the perception of educators on training needs related to cultural diversity and inclusion, a mixed method is chosen, both quantitative and qualitative, by means of a complementary design of parallel phases (nested design) quan-qual. The questionnaire was applied to a total sample of 237 Brazilian teachers, made up of 58 men (24.5%) and 179 women (75.5%), from different educational levels. In general, it can be affirmed that attention to cultural diversity occupies an important role in the educational activity of professionals. Educators, as a whole, are sensitive to cultural diversity and its promotion in institutions; however, the intercultural training received is insufficient. The results also reveal that the participation of families is not encouraged, that the available resources are scarce and that the intercultural and inclusive dimension in the curriculum lacks pedagogical systematization. KEYWORDS: Training, education professionals, perception, cultural diversity, interculturality. Este artigo aborda a formação de educadores no campo da diversidade cultural e qual é a percepção dos profissionais sobre a realidade multicultural cotidiana nas instituições em que trabalham. Nesse sentido, são apresentados diferentes modelos de formação de educadores (acadêmico, técnico, personalizado, hermenêutico-reflexivo e critico) e também de abordagem pedagógica da diversidade cultural (assimilacionista, compensatório, multicultural e intercultural). Do ponto de vista metodológico, na pesquisa realizada por meio de um questionário elaborado ad hoc para conhecer a percepção dos educadores sobre as necessidades de treinamento relacionadas à diversidade e inclusão cultural, escolhe-se um método misto, ao mesmo tempo quantitativo e qualitativo, por meio de um design complementar de fases paralelas (design aninhado) quan-qual. O questionário foi aplicado a uma amostra total de 237 professores brasileiros, composta por 58 homens (24,5%) e 179 mulheres (75,5%), de diferentes níveis educacionais. Em geral, pode-se dizer que a atenção à diversidade cultural ocupa um papel importante na atividade educacional dos profissionais. Os educadores, como um todo, são sensíveis à diversidade cultural e à sua promoção nas instituições; no entanto, o treinamento intercultural recebido é insuficiente. Os resultados também revelam que há pouca promoção da participação da família, que os recursos disponíveis são escassos e que a dimensão intercultural e inclusiva no currículo carece de sistematização pedagógica. Palavras chave: Formação, profissionais da educação, percepção, diversidade cultural, interculturalidade.
  • Editor: Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.