skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

The name “índio”: ethnic patronimic as a bearer of indigenous memory and emergence in Middle Jequitinhonha, Minas Gerais; O Nome “Índio”: patronímico étnico como suporte simbólico de memória e emergência indígena no Médio Jequitinhonha – Minas Gerais

Mattos, Izabel Missagia De

Cadernos de Campo (São Paulo - 1991); v. 10 n. 10 (2002); 29-44

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2002-03-30

Acesso online

  • Título:
    The name “índio”: ethnic patronimic as a bearer of indigenous memory and emergence in Middle Jequitinhonha, Minas Gerais; O Nome “Índio”: patronímico étnico como suporte simbólico de memória e emergência indígena no Médio Jequitinhonha – Minas Gerais
  • Autor: Mattos, Izabel Missagia De
  • Assuntos: Antropologia Dos Nomes Pessoais; História Indígena; Identidade; Etnogênese; Anthropology Of Personal Names; Indian History; Identity; Ethnogenesis
  • É parte de: Cadernos de Campo (São Paulo - 1991); v. 10 n. 10 (2002); 29-44
  • Descrição: This paper deals with the ethnic emergence of anextended family in the area of Vale do Jequitinhonha River. Thisprocess took place, both in the personal and social levels, as thefinding out of Indian patronymic, also used in the area forethnically labeling out people. The aim is to follow analytically aprocess through which names occur as symbolic carriers ofmeaning, which make it possible for the actors to criticallyelaborate social vectors present in the field of interethnic relationsof categories for the self-identification of Brazilian Indians. Forthis research, several methodological approaches have been usedin a complementary way, according to procedures for onomasticstudies. These studies deal with proper names, based on theepistemological presupposition that there is a close relationshipbetween the name and the Person. The hypothesis, bothpsychoanalytical and anthropological, of a “fetishism of a name”   has been taken to a social arena where interethnic relations have  historically been dealt with in a confliting way. This takes place on the inside of a “struggle of taxonomies”, here as a movement    of the re-shaping of social vectors, after the setting up of a   Pankararu settlement in the rural area of Aracuai- State of Minas  Gerais, Brazil, which was made possible by the action of the Indian Workforce from the local Diocese.
    O ensaio aborda a emergência étnica de uma famíliaextensa na região do Vale do Jequitinhonha a partir daintensificação – incidente tanto sobre o plano pessoal como osocial – de significados para o patronímico Índio, tambémutilizado regionalmente como um designativo étnico naidentificação de seus portadores. Trata-se de acompanharanaliticamente um processo através do qual os nomes constituemveículos simbólicos que possibilitam aos atores a elaboraçãocriativa de traduções das forças presentes no campo das relaçõesinterétnicas para as categorias da auto-identificação indígena.Para conduzir a investigação, diversas abordagens teóricas foramutilizadas de modo complementar, de acordo com a metodologiacaracterística da onomástica - que se dedica ao estudo dos nomespróprios, partindo do pressuposto epistemológico da existênciade um estreito vínculo entre o nome e a Pessoa. A hipótese,tanto psicanalítica quanto antropológica, do “fetichismo donome”, foi levada para um campo social onde as relaçõesinterétnicas são travadas, historicamente, de forma conflituosa,no interior de uma “luta de classificações” que ora se apresentaem movimento de reconfiguração de forças, a partir da instalaçãode uma aldeia Pankararu na área rural do município de Araçuaí– MG, viabilizada pela pastoral indigenista da Diocese local.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/52392/56386
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2002-03-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.