skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Desenvolvimento de habilidades metacognitivas: capacitacao de professores de ensino fundamental

de Bastani Busnello, Fernanda ; Inchausti de Jou, Graciela ; Sperb, Tânia Maria

Psicologia, reflexão e crítica, 2012-04, Vol.25 (2), p.311-319 [Periódico revisado por pares]

Federal University of Rio Grande do Sul (JFRGS)

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Desenvolvimento de habilidades metacognitivas: capacitacao de professores de ensino fundamental
  • Autor: de Bastani Busnello, Fernanda ; Inchausti de Jou, Graciela ; Sperb, Tânia Maria
  • Assuntos: PHYSICS, MULTIDISCIPLINARY
  • É parte de: Psicologia, reflexão e crítica, 2012-04, Vol.25 (2), p.311-319
  • Descrição: Pesquisas proporcionaram evidências importantes sobre a relação entre estratégias específicas de estudo e um alto desempenho escolar. O objetivo desta investigação é elaborar e avaliar um curso de capacitação para professores de ensino fundamental, com a finalidade de desenvolver as habilidades cognitivas, metacognitivas e motivacionais para a aprendizagem em seus alunos. Utilizou-se um delineamento pré e pós-teste. Participaram 10 professores de 5ª série e 54 alunos. Os instrumentos utilizados junto aos alunos foram o Raven, a Escala de Avaliação para Motivação para Aprender, a Escala de Estratégias de Aprendizagem e o Teste de Desempenho Escolar. Para os professores, foram utilizados o Questionário Metacognitivo e um questionário de autoavaliação. Nas análises intra e entre grupos, os resultados mostraram o efeito tempo para a maioria das variáveis e o efeito grupo apenas para a variável estratégias de aprendizagem. Conclui-se que os professores podem atuar explicitamente como mediadores no desenvolvimento das habilidades cognitivas e metacognitivas de aprendizagem.
  • Editor: Federal University of Rio Grande do Sul (JFRGS)
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.