skip to main content

O impacto da intervenção com suplementação de ácido alfa-lipóico e alfa-tocoferol no controle da resistência à insulina e outros componentes da síndrome metabólica em pacientes com diabetes mellitus tipo 2

Andréia Madruga de Oliveira Patrícia Helen de Carvalho Rondó

2008

Localização: FSP - Faculdade de Saúde Pública    (https://doi.org/10.11606/T.6.2008.tde-11092008-095220 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    O impacto da intervenção com suplementação de ácido alfa-lipóico e alfa-tocoferol no controle da resistência à insulina e outros componentes da síndrome metabólica em pacientes com diabetes mellitus tipo 2
  • Autor: Andréia Madruga de Oliveira
  • Patrícia Helen de Carvalho Rondó
  • Assuntos: ANTIOXIDANTES; VITAMINA E; DIABETES MELLITUS
  • Notas: Tese (Doutorado)
    Tese (Doutorado) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
  • Descrição: Introdução: Concomitantemente com as doenças infecto-contagiosas e as carências nutricionais, o diabetes mellitus tipo 2 é reconhecidamente um importante problema de Saúde Pública, se consideradas as limitações que impõem à qualidade de vida dos indivíduos e aos elevados decorrentes dos tratamentos, perda de produtividade e abreviação da expectativa de vida. Uma das características que predispõe à doença na população é a presença da Síndrome Metabólica caracterizada, entre outros fatores, pela obesidade central, hipertrigliceridemia, hipercolesterolemia, hipertensão arterial e resistência à insulina. Além da terapia medicamentosa usual, e apesar de alguns resultados controversos, o uso dos antioxidantes tem demonstrado individualmente o seu papel na redução do estresse oxidativo e melhora da ação da insulina na utilização da glicose pelos diversos tecidos do corpo. Objetivos: Avaliar o impacto da intervenção com suplementação combinada dos antioxidantes ácido lipóico e a-tocoferol nos componentes da Síndrome Metabólica em pacientes com diabetes mellitus tipo 2. Metodologia: Ensaio clínico duplo-cego, randomizado e controlado com placebo. Durante 16 semanas, 102 pacientes portadores de diabetes tipo 2 foram estudados.
    Todos eram usuários do Sistema de Saúde do Município de Jundiaí/SP. Quatro grupos foram formados, sendo o grupo nº 1 placebo (n=26), o grupo nº 2 suplementado com a-tocoferol-800mg/dia (n=25), o grupo nº 3 suplementado com ácido a-lipóico-600mg/dia (n=26) e o grupo nº 4 suplementado com os dois antioxidantes (n=25). Em todos os participantes do estudo foram determinados antes e após a suplementação com os antioxidantes: níveis de a-tocoferol, glicose e insulina de jejum, frações lipídicas, taxa de excreção de albumina urinária e PCR, além da antropometria e pressão arterial. O efeito da suplementação foi analisado através da diferença encontrada após a suplementação por análise de variância, comparando-se as diferenças entre grupos e dentro dos grupos. Resultados: A média de idade dos pacientes foi de 61,2±8,5 anos, sendo 64.7 por cento do sexo feminino. Antes da suplementação, 17,6 por cento dos 102 diabéticos apresentavam hipovitaminose E (deficientes) e 57,8 por cento (níveis baixos). Os níveis plasmáticos aceitáveis foram determinados em 24,5 por cento da população estudada. Após a suplementação, a deficiência foi detectada em 15,7 por cento, níveis baixos em 37,2 por cento e aceitáveis em 47,1 por cento.
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: 128 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.