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Teoria crítica e publicidade: o esplendor do automóvel e a regressão do indivíduo

Dorneles, Lucienne

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2016-06-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Teoria crítica e publicidade: o esplendor do automóvel e a regressão do indivíduo
  • Autor: Dorneles, Lucienne
  • Orientador: Carone, Iray
  • Assuntos: Teoria Crítica; Regressão Psíquica; Publicidade De Automóveis; Indústria Cultural; Estética Da Mercadoria; Consumo Conspícuo; Cultural Industry; Critical Theory; Psychic Regression; Conspicuous Consumption; Automobile Advertisement; Aesthetics Merchandise
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta pesquisa analisa estímulos empregados em uma amostra de publicidades televisivas de automóveis com o objetivo de compreender como estes interpelam o sujeito no que diz respeito à irracionalidade imanente ao consumismo exacerbado. O estudo se apoia nos conceitos de estética da mercadoria, indústria cultural, regressão e narcisismo, conforme entendidos pela teoria crítica e psicanálise freudiana. Defende-se a tese de que tais estímulos mobilizam certos mecanismos psíquicos a fim de transformar as pulsões individuais em ações de consumo. Sob a premissa do consumo conspícuo, cuja finalidade é a ostentação com vistas a status e prestígio social, investiga-se como as alterações na percepção dos indivíduos, provocadas pelas pseudoexperiências estéticas mediadas pela indústria cultural, usurpam do indivíduo um esquematismo interno responsável em estruturar a percepção em correspondência com o entendimento, fortalecendo assim a ideologia do consumo. Em decorrência dessa base conceitual, são tomados como categorias de análise da publicidade os conceitos psicanalíticos de regressão, narcisismo, repressão e identificação. A pesquisa de campo permitiu constatar que os estímulos identificados são elaborados com base na carência interna de individualidade e liberdade, que, mobilizada pela publicidade, tende a se expressar na regressão narcísica como uma estratégia de preservação do ego. O mecanismo de regressão é explorado por meio de imagens arcaicas, a fim de despertar pulsões não sublimadas e direcioná-las para o desejo de possuir a mercadoria anunciada
  • DOI: 10.11606/T.47.2016.tde-08082016-174426
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2016-06-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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